IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
GERMINABILIDADE DE Copaifera langsdorffii DESF. (LEG. - CAESALPINIOIDEAE) DE REMANESCENTES FLORESTAIS AO LONGO DOS POSSÍVEIS TRAÇADOS DO GASODUTO CAMPO GRANDE - DOURADOS; DOURADOS - MS.
Etenaldo Felipe Santiago 1   (orientador)   felipe@uems.br
Berinaldo Bueno 1   (autor)   berebueno@universiabrasil.net
Danilo de Menezes Dalozo 1   (colaborador)   
Ferdinand Duarte 2   (colaborador)   
Maiby Teodoro de Oliveira 1   (colaborador)   
Maria Aparecida dos Santos Sanches 1   (colaborador)   
Natália Hilgert de Souza 1   (colaborador)   
Zildamara dos Reis Holsback Menegucci 1   (colaborador)   
1. Lab. de Ecologia / Gás-Lab - UNIV. ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
2. Lab. de Ciências Biológicas e da Saúde II - UNIV. ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS.
INTRODUÇÃO:
A despeito da diversidade de fauna e flora, o cerrado brasileiro é uma das regiões que mais vem sofrendo agressões nos últimos anos, tornando-se uma das áreas mais ameaçadas do planeta. De maneira geral, as áreas de vegetação nativa no Mato Grosso do Sul resumem-se, em grande parte, a fragmentos florestais que se diferenciam entre si quanto à localização, composição, estado de conservação, tamanho e formato, etc, estando restritas e estreitos trechos às margens das rodovias, nas áreas de preservação permanente das formações ciliares, e fragmentos florestais de reserva legal, isolados pelas atividades agrícolas ou pastoris. Sem dúvida, a fragmentação florestal é atualmente um dos temas mais importantes em biologia da conservação. Diversos autores discutem os efeitos negativos causados pela fragmentação sobre a diversidade biológica e a necessidade de estabelecimento de novas diretrizes para sua restauração e uso sustentável (PCBAP, 1997; TOLEDO, et al.,1992). COSTA & SCARIOT (2003) destacam os efeitos da fragmentação florestal sobre a diversidade genética das plantas enfocando os problemas provocados pela depressão endogâmica causada nas espécies vegetais com reprodução cruzada.
O estudo do comportamento germinativo das populações locais fornece importantes subsídios aos futuros projetos de reposição de cobertura vegetal. Este estudo objetivou a obtenção de dados úteis em respostas a passivos ambientais decorrentes da implantação e operação de gasodutos e termelétricas.
METODOLOGIA:
Para a seleção dos fragmentos florestais, foram utilizadas imagens digitalizadas do satélite (LandSat). Nos fragmentos, as matrizes foram selecionadas de acordo com a fitossanidade aparente, identificadas com placa de metal e posteriormente identificadas e registradas em banco de dados. Todas as espécies vegetais foram plotadas em mapas regionais. Ao término das coletas, o material vegetal coletado foi fixado e as sementes armazenadas. As sementes de C. langsdorffii foram separadas em quatro lotes de 200 sementes cada sendo: controle (LC); escarificação em ácido sulfúrico concentrado por 10 (LED) e 20 (LEV) respectivamente e o último à escarificação mecânica em Agitador Mecânico modelo MA 039 (Marconi) por 40 minutos (LEM).
Efetuou-se o plantio de cinco sementes por saquinho, em sacos plásticos (250ml) contendo a mistura de uma parte de substrato agrícola Plantimax, uma parte de esterco bovino com palha de arroz curtido, meia parte de areia branca lavada e adubo químico NPK 14:07:21. Obteve-se 02 lotes de 100 sementes para cada tratamento. Os saquinhos foram armazenados em viveiro com sombrite 50% e irrigados diariamente.
RESULTADOS:
Em geral todos os lotes iniciaram sua emergência no 18º dia após o plantio sendo as taxas germinativas: (LC) 70%; (LEM) 67,5%; (LED) 63,5% e (LEV) 45,5%. O lote controle apresentou emergência distribuída ao longo do período experimental, com vários picos de freqüência relativa e maior tempo médio de emergência, no (LEM) a emergência também foi dispersa. Os lotes (LED) e (LEV) alcançaram uma maior velocidade de emergência 0.021135 e 0.021636 respectivamente, com pico germinativo em torno do vigésimo terceiro dia. A irregularidade na germinação e conseqüente emergência, em LC e LEM sugere a dormência tegumentar (PEDRONI, 1995; RAMÍREZ, 1978). Tais autores também evidenciaram a dormência tegumentar em inúmeras espécies pertencentes ao gênero Copaifera, entre elas C. langsdorffii.
CONCLUSÕES:
O lote controle possui sua emergência muito esparsa e irregular, o que ilustra a real situação de germinação das espécies arbóreas nativas. Estas apresentam a germinação das sementes e emergência das plântulas bastante dispersos durante o tempo para que uma situação adversa inesperada não elimine todos os seus futuros descendentes.
Os resultados demonstraram que a escarificação ácida promoveu uma maior velocidade germinativa com apenas um pico germinativo.
Ficou claro também que embora o percentual germinativo final tenha sido maior no lote controle, a escarificação ácida acelerou e uniformizou a germinação e conseqüente emergência.
Instituição de fomento: FAPEMS/UEMS - GASLAB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Copaíba; Tratamentos; Pré-Germinativos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004