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F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DO CORPO E DAS PRÁTICAS CORPORAIS: CONFIGURAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Analwik Tatielle Pereira de Lima 1   (autor)   analwik@bol.com.br
Terezinha Petrucia da Nóbrega 1   (orientador)   Profª Drª / pnobrega@ufrnet.br
1. Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/GEPEC
INTRODUÇÃO:
Como o corpo vem sendo compreendido na Educação Física? Quais as possibilidades de configuração do conhecimento da Educação Física a partir das práticas corporais? Com o objetivo de contribuir para a argumentação entre Epistemologia e Educação Física, interpretamos os discursos e os sentidos das diferentes contribuições referentes ao corpo e às práticas corporais, considerando o modo como essa discussão tem ocorrido na produção contemporânea da Educação Física brasileira, a partir da análise dos Anais dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte, CONBRACE’s. Compreendemos o corpo humano como um território biocultural, cuja condição de existência agrega símbolos, valores e conhecimentos e entendemos que as práticas corporais constituem-se como usos do corpo significativos em diferentes sociedades e épocas históricas e, como tal, potencializadores de enunciações sobre a linguagem do corpo na Educação Física. Esta pesquisa torna-se relevante por apontar perspectivas de articulação entre os saberes e as práticas da Educação Física, colocando-se como uma necessidade não apenas epistemológica, mas também para a formação profissional.
METODOLOGIA:
Utilizamos como técnica de pesquisa a Análise de Conteúdo. Escolhemos como documentos de análise os artigos referentes à temática do corpo e das práticas corporais presentes nos Anais dos CONBRACE’s, considerando os Grupos de Trabalhos Temáticos Epistemologia e Memória, Cultura e Corpo. No interior dos CONBRACE’s, a criação dos GTT’s se deu no ano de 1997, propiciando uma qualificação dos debates e um aprofundamento das reflexões em pauta. Analisamos 51 artigos, sendo 26 artigos do GTT Epistemologia, nos períodos de 1997, 1999 e 2001 e 25 artigos do GTT Memória, Cultura e Corpo, nos dois últimos anos citados, uma vez que este só foi criado no ano de 1999. A escolha dos GTT’s refere-se à possibilidade de perceber, em suas ementas, argumentos significativos para a análise do nosso objeto de pesquisa. Procedemos à organização do material ou pré-análise através da confecção de fichas de conteúdo. A partir das informações contidas nestas fichas foi possível a construção de unidades de registro e de contexto. A leitura dessas unidades propiciou a criação de núcleos de sentido, permitindo-nos uma representação e descrição de características referentes ao universo do corpo e das práticas corporais. A partir das unidades de sentido, construímos uma matriz epistemológica que propiciasse uma leitura transversal da temática, com ênfase na estrutura lógica e nas relações entre os saberes e as práticas do corpo.
RESULTADOS:
Identificamos três temáticas recorrentes: o corpo histórico e social, o corpo como sujeito da existência e as práticas corporais. A primeira reúne artigos que apresentam um panorama histórico do corpo e de suas concepções em diferentes sociedades e épocas. Alguns destes artigos apontam críticas ao processo de fragmentação do corpo, a partir do dualismo retratado na Filosofia de Descartes e Platão; da imagem como referência de construção da realidade na modernidade; da medicina do esporte e do esporte de rendimento; havendo também críticas ao processo de fragmentação do campo acadêmico da Educação Física. A segunda categoria inclui artigos que apontam novas perspectivas para a área, tendo como principal referência os estudos do filósofo Merleau-Ponty. A temática das Práticas Corporais, reúne artigos que tratam de diferentes manifestações que configuram a cultura de movimento. No GTT Epistemologia, apenas 8 artigos refletiram sobre a temática das práticas corporais, ganhando destaque a ginástica, seguida pelo esporte; a dança; os jogos; a capoeira, a patinação artística e o nado sincronizado. No outro GTT, 18 artigos refletiram sobre esta temática, ganhando destaque a ginástica, seguida pelo esporte; a dança; a capoeira, os ritos de passagem das sociedades primitivas; os batuques dos negros do século XIX e o teatro. As produções apresentam contextos e referências significativas para pensarmos sobre o conhecimento do corpo na Educação Física.
CONCLUSÕES:
A nossa investigação aponta para horizontes de compreensão acerca do corpo e das práticas corporais, como núcleos de uma construção teórica na Educação Física, possíveis de constituir objetos de pesquisa dessa área. Destacamos os CONBRACE’s como um fórum significativo, que tem favorecido a reflexão sobre a Educação Física como área acadêmica, contribuindo para o debate acerca do seu campo teórico, através do desenvolvimento de diferentes pesquisas. Esse texto não se constitui como uma fala acabada, fechada ao diálogo e a novas reflexões, pois o universo do conhecimento do corpo e das práticas corporais é múltiplo de significados. Compreendemos que a partir desse campo de possíveis encontra-se alguns desafios para a Educação Física em sua produção acadêmica e em sua intervenção profissional. Esses desafios apresentam-se como limite e perspectiva do próprio conhecimento, ao tematizarem o conhecimento do corpo e das práticas corporais inseridas em diversos contextos. As produções apresentam referências lógicas e argumentativas advindas de diferentes disciplinas científicas e abordagens filosóficas, o que amplia compreensões, mas exige rigor, aprofundamento e uma razão aberta ao diálogo. Esse mapa cognitivo aponta para a necessidade de ampliarmos o diálogo entre as abordagens do conhecimento por meio de estratégias de produção do conhecimento mais amplas, no sentido de transversalizar conceitos, métodos, referências e atitudes.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Epistemologia; Corpo; Práticas corporais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004