IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
CONSERVAÇÃO E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ANGELIM SAIA (Parkia pendula)
Jociane Rosseto 1   (autor)   jorosseto@hotmail.com
Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque 2   (orientador)   mariacfa@terra.com.br
1. Engª Florestal, aluna de Pós-graduação em Agricultura Tropical FAMEV/UFMT.
2. Engª Agrônoma, Drª do Depto de Fitotecnia e Fitossanidade, FAMEV/UFMT.
INTRODUÇÃO:
A germinação de sementes é influenciada por fatores externos e internos que promovem uma melhor porcentagem e velocidade de germinação. O armazenamento de sementes nas regiões tropicais é uma das maiores limitações à manutenção da qualidade fisiológica das sementes e o desconhecimento sobre técnicas de armazenamento que aumentem seu período de viabilidade é fator limitante para produção de mudas. As condições primordiais para o armazenamento são a umidade relativa do ar e a temperatura do ambiente de armazenamento. A temperatura e umidade relativa do ar são fatores que influenciam diretamente no vigor das sementes. Mesmo que as condições de ambiente (temperatura e umidade relativa) sejam controlados, outros fatores podem afetar a viabilidade de sementes no período de armazenamento, como o teor de água da semente, embalagem, tamanho e qualidade inicial da semente. Perante o exposto, o objetivo da pesquisa foi verificar o efeito da condição de armazenamento e do tipo de embalagem na qualidade de sementes de Angelim saia (Parkia pendula).
METODOLOGIA:
Sementes de angelim saia provieram de árvores matrizes da Fazenda Tigre, município de Cláudia-MT. Os tratamentos constaram de dois ambientes (com refrigeração - temperatura controlada a 17ºC e UR a 75% e sem refrigeração -temperatura natural, 27ºC e UR 65%) e três embalagens (sacos plástico, de papel e de alumínio) num período de dois meses de armazenamento. Foram realizados os testes de teor de água, germinação, velocidade de germinação (raiz e parte aérea) e matéria seca de plântulas. Para os testes de germinação, velocidade de germinação e matéria seca foram utilizadas 100 sementes (quatro subamostras de 25 sementes) no sistema rolo em papel germitest para cada um dos tratamentos. As sementes foram colocadas para germinar em incubadora para germinação a 30ºC. A quebra de dormência utilizada para acelerar e homogeneizar a germinação foi a escarificação manual (lixa nº 100). Para o teste de teor de água foram utilizadas duas amostras com 4g de sementes. O experimento foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso.
RESULTADOS:
Inicialmente, as sementes apresentaram 8,2% de teor de água; 99% germinação; 3,1 e 4,5 dias para emissão de raiz primária e de plântula; 4,7 e 7,6cm comprimento de raiz e de plântula e 0,74g de matéria seca da plântula. Após armazenamento por dois meses em ambiente refrigerado em embalagem plástica e em ambiente sem refrigeração, nas três embalagens, não foram verificadas variações significativas na qualidade das sementes. Em ambiente refrigerado, em embalagens de alumínio e papel verificaram-se decréscimos no comprimento e matéria seca da plântula.
CONCLUSÕES:
Não ocorreu decréscimo na germinação e vigor das sementes de angelim saia durante os dois meses de armazenamento, em ambiente com refrigeração, em embalagem de plástico e em ambiente sem refrigeração nas embalagens de alumínio, plástico e papel. O ambiente com refrigeração e embalagens de alumínio e papel afetou o vigor das plântulas.
Instituição de fomento: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical/FAMEV/UFMT
Palavras-chave:  vigor; armazenamento; sementes florestais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004