IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
CLAREZA E COMUNICABILIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O PERCURSO E OS DESAFIOS
Juliana Maria Alves de Carvalho 2   (autor)   juliensorelbr@yahoo.es
Diana dos Santos Abreu 1   (autor)   dinhabreu@yahoo.com.br
Fabiana Santos de Souza 1   (autor)   bianaepc@hotmail.com
Fabrícia Vellasquez 2   (autor)   fabriciavellasquez@ig.com.br
Vanessa de Moraes 2   (autor)   vanessa.ltr@zipmail.combr
Debora Oliveira Costa 1   (autor)   oliveiracosta@yahoo.com.br
Marta Cardoso 1   (co-orientador)   martalimarego@hotmail.com
Raquel Marques Villardi 1   (orientador)   rvillardi@yahoo.com
1. Faculdade de Educação - UERJ
2. Instituto de Letras - UERJ
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta-se no âmbito do projeto "Desenvolvimento de Suporte Interativo para Formação docente", alocado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que teve como última etapa o curso "Linguagem: Dimensões da leitura na tecnologia", e tem como objetivo analisar as dificuldades e os problemas de comunicabilidade e clareza presentes na Educação à Distância.
METODOLOGIA:
Partimos dos pressupostos de que a clareza e a comunicabilidade são fundamentais na EADi, onde tudo é feito via texto, e de que esses elementos são imprescindíveis na elaboração do material didático e na atuação da tutoria. Buscamos a clareza excessivamente em todo o processo, desde a elaboração do material didático, formulado com base nos estudos da estética da recepção (Wolfgang Iser, 1996) e realizamos um teste de bancada em que os tutores deveriam ter como prioridade uma revisão da compreensão do texto, e não somente da forma. Percebemos que o que estava claro para os professores-autores não estava para os tutores-alunos, e preparamos a tutoria para fazer o balizamento do texto, quando houvesse necessidade. Além da busca pela clareza na construção e revisão do material didático, também houve uma preocupação com as mensagens enviadas pelos tutores aos alunos, nas quais procuramos evitar textos ambíguos ou que não auxiliassem na compreensão do conteúdo do curso.
RESULTADOS:
Ao longo do curso foi encontrada uma nova dificuldade: os alunos que, no momento da inscrição, afirmaram possuir os pré-requisitos básicos de informática, na verdade não os possuíam, o que gerou dificuldades na navegabilidade e portanto, na compreensão e no acompanhamento do curso. Isso aumentou a participação da tutoria, pois muitos alunos não localizavam ou não entendiam o que estava sendo proposto nas atividades. Para amenizar as dificuldades e permitir que os alunos prosseguissem na realização do curso, os tutores utilizaram-se de vários meios como a produção de arquivos tutoriais, passo-a-passo, mapa de atividades contendo a localização exata de cada uma delas. Conseguimos com um trabalho persistente, que o número de concluintes fosse da ordem de 50%, superior à média nacional da EAD.
CONCLUSÕES:
Um material didático constituído com um texto claro não deve ser a única preocupação dentro de uma proposta de curso à Distância. A tutoria deve ser preparada para redigir mensagens que não dificultem a compreensão dos conteúdos pelo alunos, e sim, que balizem os significados trazendo-os para algo próximo do que foi proposto. Além disso, sua ação deve ser constante na resolução de eventuais problemas que possam surgir no decorrer do processo.
Instituição de fomento: CNPq e FAPERJ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  clareza; comunicabilidade; educação à distância.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004