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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM SALA DE EJA
Diego da Costa Vitorino 1   (autor)   dicv@hotmail.com
Ana Paula Rossi 2   (autor)   anauensp@hotmail.com
Roseana Costa Leite 3   (orientador)   rocleite@uol.com.br
1. Graduando do Departamento de Antropologia,Política e Filosofia - APF, Faculdade de ciências e Letras
2. Graduanda do Departamento de Antropologia,Política e Filosofia - APF, Faculdade de ciências e Letras
3. Profª Drª do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP/FCLar.
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista que a Educação é um direito social estabelecido como parte integrante do status de cidadania, o presente texto visa explorar o âmbito das salas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). O processo educacional está diretamente relacionado com a formação do individuo enquanto cidadão, por isso como afirma T. H. Marshall “a educação é um pré-requisito necessário da liberdade civil” (Cidadania, Classe Social e Status:73).
Nesta perspectiva ao analisarmos uma sala de EJA num bairro periférico da cidade de Araraquara percebemos que uma preocupação que os educadores de EJA devem ter é em compreender os diversos olhares que se confrontam na sala de aula, no que tange a problemática do analfabetismo, ou seja, como os educandos se posicionam frente a este debate. O analfabetismo é uma questão que se dá num âmbito estrutural cuja dimensão aparentemente não diz respeito a aula, cujas pessoas estão interessadas na aquisição dos sistema alfabético e ortográfico da escrita, por isso os educandos interiorizam-no como uma forma natural.
Observamos que os educandos de EJA tendem a interiorizar o analfabetismo como um problema pessoal e isso produz uma baixo auto-estima, o objetivo principal do nosso projeto é incitar um pensamento crítico que conceba a educação como uma estrutura ampla, cuja instituição esta diretamente relacionada às políticas publicas. A discussão sobre direitos educacionais contribui para uma compreensão desta dimensão.
METODOLOGIA:
Levantar e estimular a discussão sobre o processo de educação do Brasil é um dos pontos principais para fundamentar o desenvolvimento das aulas práticas de EDUCAÇÃO E CIDADANIA em sala de EJA. O educador deve trabalhar com as diversas formas de linguagem utilizando-se de textos, cédula de identidade, jornais, fotografia, músicas, pinturas, entre outras. As atividades devem demonstrar aos educandos a importância da leitura e escrita numa sociedade grafocêntrica e como esta aquisição contribui para o exercício de cidadania.
É através do histórico dos educandos que podemos traçar um perfil comum da sala visando comparar o processo educacional desses adultos com as especificidades da educação no Brasil, incitando uma reflexão crítica sobre a situação do analfabetismo no país. O objetivo principal é questionar as bases da cidadania brasileira, observar como ela se construiu no país e a partir de que aspectos o acesso à educação poderá ajudar o educando de EJA no desenvolvimento de seu papel de cidadão.
Este trabalho está sendo desenvolvido numa sala de Educação de Jovens e Adultos na periferia da cidade de Araraquara pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), institucionalizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista /UNESP. A sala possui uma diversidade étnico-racial acentuada, o nível de letramento é bastante distinto e a idade dos educandos varia de 30 a 70 anos.
RESULTADOS:
Pelo fato do projeto encontrar-se em fase inicial, não possuímos resultados obtidos com as aulas práticas. O projeto deve ter em média a duração de um semestre letivo.
CONCLUSÕES:
A educação de jovens e adultos no Brasil nos demonstra que há uma destoante perspectiva em relação ao aprendizado por parte dos educandos e os educadores Aquisição do hábito da leitura e escrita pelos educandos é simbolizada como uma forma de inserção na sociedade grafocêntrica, a qual marginaliza boa parcela dos brasileiros atualmente, enquanto a visão dos educadores deve se preocupar em edificar nesses educandos uma análise crítica de uma política que se estrutura a partir de índices tão elevados de analfabetismo, como é a do Estado brasileiro. Neste sentido, a preocupação dos educadores tende a se voltar para a reformulação da postura dentro da sala de aula, da didática e da metodologia de ensino.
Observando esta necessidade de incitar o educando a questionar o processo educacional brasileiro e as bases fundamentais da cidadania quanto uma forma de ação do indivíduo junto à sociedade no Brasil, desenvolvemos um projeto de aula que fomentasse a análise crítica desse educando ao passo que os educadores pudessem estar trabalhando a escrita e a leitura através de uma disciplina: EDUCAÇÃO E CIDADANIA em sala de EJA.
Instituição de fomento: PROEX/UNESP
Palavras-chave:  Educação de Adultos; Cidadania; Direitos Humanos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004