IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
CARACTERIZAÇÃO DE ESTAFILOCOCOS PATOGÊNICOS PELA DESOXIRRIBONUCLEASE
Antonio Neres Norberg 1, 2   (autor)   
Edwin Pile 1   (co-orientador)   
Clarice Mairemi Toshimitu Hoyoshi 2   (colaborador)   
Helenice Pereira Melo de Andrade 2   (colaborador)   
Vanusa Guimarães Dutra 1, 3   (colaborador)   
Ana Carolina Torres 1   (colaborador)   
Fabiano Guerra Sanches 1   (autor)   
Margareth Maria de Carvalho Queiroz 1, 4   (colaborador)   mmcqueiroz@uol.com.br
1. Universidade Iguaçu/UNIG
2. UNIFOA
3. Instituto de Biologia do Exército/IBEx
4. Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:
Os estafilococos são bactérias Gram-positivas que geralmente se dispõem em cachos irregulares semelhantes a cachos de uva. Crescem rapidamente em diversos meios de cultura e mostram-se ativos metabolicamente, fermentando carboidratos e produzindo pigmentos que variam de branco a amarelo intenso. Alguns são membros da microbiota da pele e das mucosas de humanos, outros provocam supuração, formação de abscessos, infecções piogênicas e até mesmo septecemia fatal. Os estafilococos desenvolvem rapidamente resistência a agentes antimicrobianos e constituem problemas terapêuticos difícies. Diversos testes têm sido empregados para se determinar diferenças entre os estafilococos patogênicos e os não patogênicos. Esta pesquisa teve como objetivo determinar a presença da enzima desoxirribonuclease (DNAase) em cepas de estafilococos coagulase negativa isolados de diversos materiais orgânicos.
METODOLOGIA:
As 320 amostras de estafilococos coagulase negativa foram submetidas à pesquisa da DNAase, sendo estudadas no meio de cultura DNAase Teste Agar. As amostras positivas para a enzima citada, foram inoculadas em camundongos por via intraperitonial. Após a morte dos animais foram realizadas as necropsias para a análise do material, onde se re-isolou estafilococos com as características daqueles inoculados.
RESULTADOS:
Dentre as 320 amostras estudadas, 25 delas produziram DNAase e, quando inoculadas, causaram a morte dos camundongos entre cinco e sete dias. As necropsias mostraram micro-abscessos disseminados no fígado, dos quais se re-isolou estafilococos com as características daqueles inoculados.
CONCLUSÕES:
A pesquisa realizada com amostras de estafilococos coagulase negativa demonstrou que o simples fato de uma amostra não possuir a enzima coagulase não afasta a possibilidade de patogenicidade, desde que produza DNAase. Reforçamos as afirmações de outros pesquisadores que recomendam a prova citada para cacterização dos estafilococos patogênicos.
Instituição de fomento: UNIG e UNIFOA
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Estafilococos; Desoxirribonuclease; Patogenicidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004