IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 2. Bioquímica dos Microorganismos
CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO DE POLUENTES DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE INDÚSTRIA SUCRO-ALCOOLEIRA POR Pseudomonas sp, Geotrichum candidum E Phanerochaete chrysosporium
Ana Maria Queijeiro López 1   (orientador)   amql@qui.ufal.br
Cristiane de Castro Laranjeira Rocha 1   (autor)   cclrocha@gazetaweb.com
Jackson Custódio de Oliveira 1   (colaborador)   jackcustodio@gazetaweb.com
Daniel Delgado Queissada 1   (colaborador)   queissada@pop.com.br
Natalino Perovano Filho 1   (colaborador)   darkstar@gazetaweb.com
1. Departamento de Química , Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A racionalização do consumo de água é uma tendência mundial e um indicador de desenvolvimento econômico. As usinas sucro-alcooleiras consomem altos volumes de águas em seus processos de geração de açúcar e álcool (cerca de 5 m3 de água por tonelada de cana lavada), gerando uma enorme quantidade de efluente com alta carga orgânica, baixo teor de oxigênio dissolvido e forte coloração, bloqueando a passagem de luz solar, o que diminui a atividade de microrganismos fotossintetizantes, e causando danos à vida aquática em geral. Considerando a alta razão DBO/DQO, bem como a elevada relação DBO:N:P desses efluentes, o tratamento biológico é o mais indicado, especialmente o anaeróbio facultativo após um prévio tratamento físico-químico visando à remoção dos resíduos sólidos e o ajuste de pH.
O conhecimento da cinética da biodegradação, portanto, é essencial para a avaliação da persistência de poluentes e da sua contribuição nos efeitos que podem ocorrer diante da exposição dos organismos vivos. Como parte de um projeto cujo objetivo global é a biorremediação de efluentes de uma usina sucro-alcooleira, este trabalho visou avaliar a cinética da biodegradação e da descoloração dos efluentes gerados na lavagem de cana, colunas barométricas e lavagem de máquinas e pisos da S.A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool, pelos fungos Phanerochaete chrysosporium e Geotrichum candidum e por uma estirpe bacteriana de Pseudomonas sp, capaz de degradar também hidrocarbonetos.
METODOLOGIA:
As amostras de águas para análise foram coletadas nas comportas de entrada das lagoas da estação de tratamento de efluente e do canal que leva à captação para irrigação das lavouras de cana da S.A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool. Triplicatas de tais amostras (50 mL) foram suplementadas com 0,2% de glicose, 0,05% de extrato de levedura, 0,01% de KH2PO4, e 0,005% de MgSO4,.7H2O, autoclavadas (121 ˚C, 20 minutos) e inoculadas ou com cultura em caldo glicosado (24 h, a 30 ˚C) de Pseudomonas sp, ou com uma a uma suspensão aquosa de basidiosporos de Phanerochaete chrysosporium e de artroconídios de Geotrichum candidum (7 dias de idade a 30 ˚C). As concentrações finais das amostras contendo a bactéria foram 5 X 105, 2,5 X 106 e 1 X 107 células/ mL e as amostras inoculadas pelos fungos apresentaram de 3 X 10 5 esporos/mL. Esse material foi mantido sob agitação constante (100 rpm a 35 ˚C) em um agitador / banho durante 7 dias, sendo que em intervalos de 24 horas, esses materiais foram coletados e centrifugados para análises de pH, OD, DQO, sólidos totais, condutividade e coloração (475 nm) em seus sobrenadantes. A descoloração das amostras foi avaliada pelo decréscimo da densidade óptica durante o período analisado.
RESULTADOS:
O delineamento experimental utilizado foi totalmente casualizado, com três repetições de tratamentos em triplicata, e os resultados submetidos à análise de variância e comparação entre as médias (teste de Tuckey, P ≤ 5%). Para as concentrações de cerca de 105 células ou esporos dos microrganismos testados /mL, verificou-se uma rápida remoção de cerca de 65-70% da DQO das amostras, especialmente daquelas provenientes das lagoas primárias do efluente. A ação do fungo P. chrysosporium no intervalo de tempo considerado, foi sensivelmente maior do que a de Pseudomonas sp, sendo esta última mais eficiente do que o fungo G. candidum. Paralelamente, a redução da coloração variou de 75-87%, principalmente nas amostras das lagoas receptoras. A remoção da cor foi proporcional à carga orgânica do efluente, isto é, nas lagoas receptoras a porcentagem de remoção mostrou-se maior do que nas águas coletadas após as lagoas facultativas e foram canalizadas para a irrigação. No caso de Pseudomonas sp, essa porcentagem foi paralela à concentração de células, isto é, a menor concentração reduziu a coloração das amostras em menor grau do que as altas concentrações. Essa tendência foi seguida nos demais parâmetros analisados. Observou-se, também, que esses ambientes de cultivo foram rapidamente utilizados como fonte de nutrientes. O fungo P. chrysosporium teve seu crescimento inicial mais lento do que o de G. candidum, porém, a partir de 48 horas essa situação inverteu-se.
CONCLUSÕES:
Sob condições aeróbias, os fungos Phanerochaete chrysosporium e Geotrichum candidum, bem como a bactéria Pseudomonas sp, foram capazes de degradar em cerca de 70% a matéria orgânica presente nas águas residuárias oriundas de usina sucro-alcooleira. Na continuidade deste estudo, tais microrganismos serão testados em condições microaerófilas e em condições de campo.
Instituição de fomento: S/A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool, FAPEAL, FINEP-CTHidro/CNPq, CNPQ-PIBIC
Palavras-chave:  Biodegradação; Efluentes agroindustriais; Microrganismos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004