IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DO DESENVOLVIMENTO DE RATOS RECÉM DESMAMADOS, ATRAVÉS DA INGESTÃO EXCLUSIVA DO ALIMENTO ALTERNATIVO COMPOSTO (SOPÃO).
Noeli Simone de Medeiros Orth 1   (autor)   noelisi@yahoo.com.br
Viviane Carvalho Marques de Araújo 1   (autor)   
Francis Paula Pires de Barros 1   (autor)   francispaulapires@bol.com.br
Anangélica Souza Santos Barra 1   (autor)   anagelicabarra@bol.com.br
Daira Soley Molin 1   (autor)   
Francielle Taís Rossoni 1   (autor)   franrossoni@terra.com.br
Daniela Pessoa 1   (autor)   
Ailla Alves 1   (autor)   
Fernanda Arruda Rosa 1   (autor)   
1. Depto. de Ciências, Tecnologia de Alimentos e Nutrição Básica, Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
A fome, nas suas diferentes variedades, atinge mais de 800 milhões de pessoas, e a subnutrição prejudica o desenvolvimento físico e mental de mais de 200 milhões de crianças (LATOJO et al, 2003). Frente a essa situação, são criados vários programas de combate à fome, à desnutrição e ao desperdício.
Atualmente é comum o emprego de fontes protéicas não convencionais em dietas destinadas ao consumo humano.
A medida de qualidade nutricional de proteínas é essencial para determinar a utilidade desses nutrientes no suporte da vida e a atividade produtiva.
Com isso, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade da proteína do Alimento Alternativo Composto (sopão), elaborado pelo Departamento de Ciência, Tecnologia de Alimentos e Nutrição Básica da Faculdade de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso.
O sopão foi escolhido em razão de ser uma alternativa de aquisição de um alimento de baixo custo que integra campanhas públicas de prevenção e controle da desnutrição, desperdício e até mesmo da fome no Brasil.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no Laboratório de Avaliação Biológica de Alimentos da Faculdade de Enfermagem e Nutrição da UFMT e teve a duração de 12 dias.
Utilizou-se 18 ratos da linhagem Wistar, recém desmamados, subdivididos aleatoriamente em três grupos: grupo teste, grupo controle e grupo aprotéico. Esses grupos foram mantidos em ambientes climatizados a 25˚C, com iluminação ambiente e ciclo claro/escuro de doze horas. Eles foram acondicionados em gaiolas individuais metabólicas de aço inoxidável, com livre acesso à dieta e à água.
A dieta teste foi à base do Alimento Alternativo Composto (sopão), composto basicamente por legumes, arroz, óleo de soja, proteína texturizada de soja e água, perfazendo um total de 4200g, sendo a mesma submetida à secagem, moída manualmente e acondicionada em potes plásticos no freezer.
Os métodos utilizados para a avaliação foram: NPR, NdpCal e Escore Químico.
RESULTADOS:
Em relação ao NPR, para o grupo controle, a cada grama de proteína consumida, houve uma retenção de peso de 3,53g, enquanto que para o grupo teste esta retenção foi de 1,61g.
O NdpCal, que representa a proteína líquida absorvida, foi de 10,24.
Através do cálculo do Escore Químico, definiu-se o aminoácido limitante da dieta teste, tendo como resultado a metionina e a cistina, com 26% de absorção.
CONCLUSÕES:
De acordo com os dados obtidos pelo NPR, é possível observar que o grupo controle e teste se equivalem. Porém, o grupo controle teve um NPR superior ao do grupo teste em função da aceitabilidade da dieta fornecida, o que provocou um consumo maior.
Em relação ao NdpCal, o valor obtido foi satisfatório, sendo conseqüente da quantidade elevada de proteína presente na dieta teste (Alimento Alternativo Composto).
Os aminoácidos limitantes encontrados no Escore Químico foram decorrentes da proteína ser proveniente da soja, que por ser uma leguminosa, é deficiente nestes aminoácidos.
Quanto à qualidade protéica, os resultados encontrados para a dieta teste foram positivos. Porém, o ganho de peso foi prejudicado em função da baixa ingestão, decorrente da aceitabilidade.
Palavras-chave:  Avaliação Nutricional; Alimento Alternativo Composto; Qualidade protéica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004