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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
LEITURA E ESCRITA EM SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALFABETIZAÇÃO OU LETRAMENTO?
Edelvira Sacramenta Nunes 1   (autor)   marconi@amazon.com.br
Edelra de Jesus Sacramenta Nunes 2   (colaborador)   marconi@amazon.com.br
Camilo de Assis Pereira Torres 3   (colaborador)   marconi@amazon.com.br
Luiz Marconi Fortes Magalhães 4   (orientador)   marconi@amazon.com.br
1. Graduanda do Curso de Pedagogia, UNAMA
2. Graduanda do Curso de Pedagogia, UNAMA
3. Graduando do Curso de Pedagogia, UNAMA
4. Prof. Dr. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA
INTRODUÇÃO:
A leitura e a escrita são despertadas nas crianças a partir da interação com outras pessoas. Ler e escrever são atividades paralelas, que devem sempre caminhar juntas. A leitura e a escrita são de grande importância na vida da criança, pois elas são os instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada em que vivemos. São ferramentas para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea. A educação tradicional tem se limitado a ensinar a escrita e a leitura para as crianças para assim iniciar um processo de aprendizagem em que as práticas da sala de aula resumem-se em atividades mecânicas e descontextualizadas da realidade dos alunos. Entretanto, pesquisas realizadas no início dos anos 80 permitiram compreender que a alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar, mas que deve oferecer aos indivíduos, uma vez alfabetizados condições para o letramento, ou seja, condições para o desenvolvimento cada vez mais intenso e extenso das habilidades de leitura e escrita. Todavia, a falta de interação com essas práticas sociais podem produzir uma dificuldade para as crianças. Este estudo teve como objetivo identificar a importância da alfabetização e do letramento no processo escolar de leitura e escrita de uma criança.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido numa escola pública de ensino fundamental, situada no bairro Nova Marambaia em Belém do Pará, no ano de 2003. A amostra foi formada de quatro professoras, duas de 1ª e duas de 2ª série escolhidas aleatoriamente entre aquelas que atuam nestas séries da referida escola. Os dados foram coletados através de um questionário contendo as seguintes indagações: 1) o que é alfabetização pra você? 2) o que você entende por letramento? 3) quais as estratégias didáticas podem ser utilizadas para que o professor possa formar bons leitores? 4) para você o meio social interfere na aquisição da leitura e da escrita?
RESULTADOS:
Os principais resultados deste estudo evidenciaram que, para as professoras interrogadas: 1) alfabetizar é formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres desde criança (75% das respostas); 2) letramento é o conhecimento da leitura e da escrita que a educação escolar fornece (50% da amostra); 3) para formar bons leitores a escola deve-se trabalhar com textos variados (75% das informações); 4) a convivência com pessoas leitoras desperta na criança o interesse pela leitura (50% dos dados).
CONCLUSÕES:
Este estudo mostrou que a alfabetização não é apenas um treino de memória. Ela é uma atividade vital e necessidade para o ser humano. Mostrou também que não basta apenas alfabetizar uma pessoa, é necessário inseri-la no mundo letrado. Cabe à escola desenvolver uma proposta pedagógica consciente e contemporânea, para fomentar a transformação dos conhecimentos espontâneos em conhecimentos científicos e promover um trabalho para que a criança desenvolva suas hipóteses de leitura e de escrita e, concomitantemente possa se constituir em sujeito cooperativo. Para uma criança é um grande prazer e uma grande satisfação o fato de tornar-se capaz de ler, visto que a concepção de ensino e de aprendizagem pressupõe que a alfabetização é um processo de construção apoiada na reflexão acerca das características e o do funcionamento da leitura e da escrita. É importante uma pedagogia que reflita e busque descobrir quais as expectativas da criança, para então propiciar situações de ensino e aprendizagem. Portanto, a consciência da função da escola diante do aluno que se quer formar é essencial
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Leitura e escrita; Alfabetização; Letramento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004