IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
NOÇÃO DE ECOSSISTEMA COMO INSTRUMENTO DA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MEIO ESCOLAR
Luiz Marconi Fortes Magalhães 1   (autor)   marconi@amazon.com.br
Waldelice Maria da Rocha Sedovim 2   (colaborador)   wsedovim@ufpa.br
1. Prof. Dr. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA
2. Profa. Mestranda do Núcleo Pedagógico Integrado -UFPA
INTRODUÇÃO:
O ensinamento dos principais conceitos ecológicos em séries iniciais do ensino fundamental é um fator importante para a compreensão do conceito de ecossistema. O entendimento do conceito de ecossistema é essencial para a percepção do homem como ser integrante e presente na composição e nas ações com o meio ambiente. Esta assimilação favorecerá ações que podem interferir direta e indiretamente na construção e transformação do meio ambiente, influenciando num equilíbrio ou desequilíbrio dos diferentes ecossistemas globais. A noção de ecossistema é importante para o fortalecimento da cidadania ambiental. O estudo teve como objetivo avaliar a noção de ecossistema em alunos do ensino fundamental como instrumento para a prática da educação ambiental em meio escolar.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA, em Belém/PA, no período de setembro a dezembro de 1999. As atividades foram conduzidas em sala-de-aula de 5a série do ensino fundamental, nas turmas A, B, C, amostradas intencionalmente, com 20, 27, 29 alunos respectivamente (N=76). As atividades eram realizadas três vezes por semana durante os horários de aula (150 minutos/semana/turma). A coleta de informações deste estudo foi obtida após a aplicação do conteúdo curricular de Ciências sobre Noções de Ecologia indagando por meio de um instrumento escrito sobre o significado do termo ecossistema.
RESULTADOS:
Os principais resultados deste estudo mostraram por meio da análise de conteúdo temática que os alunos expressaram suas idéias definindo o termo ecossistema como: 1) união do meio biótico com o meio abiótico que trocam energia (28,95%, n=22), 2) conjunto formado pelo meio biótico mais o meio abiótico (22,37%, n=17); 3) conjunto de fatores físicos e químicos (18,42%, n=14); 4) ciência que estuda o meio ambiente (14,47%, n=11); 5) espaço do ser vivo e do ser não vivo (10,52%, n=8); 6) ciência que estuda as relações dos seres vivos (5,26%, n=4). Os resultados também mostraram que a noção de ecossistema dos alunos da 5a série é composta estreitamente de estrutura biológica embora a estrutura social, a presença humana, tenha sido parte integrante das exposições sobre ecossistema.
CONCLUSÕES:
Apesar dos resultados mostrarem que uma parte dos alunos (51,32%) tenha expressado a noção de ecossistema com conotação biológica, muitos deles ainda não expressaram de forma definida uma compreensão mais ampla do conceito de ecossistema mostrando o homem como um elemento de sua estrutura e responsável pelos processos de transformação social, ambiental e cultural. Este estudo sugere que durante o desenvolvimento do conteúdo de Noções de Ecologia em Ciências, o conceito de ecossistema seja trabalhado de forma física, biológica e social para que a compreensão do meio ambiente seja um fator essencial para a investigação dos efeitos da ação humana no ambiente e para a aquisição de consciência ambiental.
Palavras-chave:  Prática pedagógica; Meio ambiente; Educação ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004