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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SEGUNDO VIGOTSKY NO PROJETO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERAÇÃO INSETO-PLANTA, DESENVOLVIDO NA ATIVIDADE EXTRACURRICULAR DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE-MS
Márcia Rejane Riccioni de Melos 1, 2   (autor)   marciencias2002@yahoo.com.br
Angela Maria Zanon 2   (orientador)   
1. Seção de Ensino C, Colégio Militar de Campo Grande - CMCG
2. Departamento de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
INTRODUÇÃO:
A forma de cada pessoa construir o conhecimento, define a sua capacidade e a maneira de interpretar a realidade para melhor transformá-la em qualidade de vida. Segundo Vigotsky, a aprendizagem é papel central para o desenvolvimento do indivíduo que deve ser mediado pelo outro ou por signos. O trabalho pretende analisar o processo de aprendizagem com abordagem interacionista que conduzam o aluno ao desenvolvimento necessário para a conscientização na sociedade da qual faz parte. Para tal, faz-se necessário a intervenção pedagógica, que provoca avanços espontâneos, na qual desperta o processo interno de desenvolvimento que só pode ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas. Para isso, verificaram-se as teorias de desenvolvimento e aprendizado, construção de conceitos e processos de mediação propostos por Vigotsky, no desenvolvimento do projeto “Educação Ambiental na Interação Inseto-Planta”, desenvolvido na atividade extracurricular de Iniciação Científica Júnior do Colégio Militar de Campo Grande.
METODOLOGIA:
A observação participante e o trabalho de campo foram os métodos utilizados para a investigação do projeto desenvolvido por duas alunas do ensino médio do Colégio Militar de Campo Grande. O trabalho se desenvolveu no período de abril de 2001 a junho de 2002. O processo de mediação do professor iniciou-se no momento da escolha do assunto a ser pesquisado, a confecção do projeto e o desenvolvimento do projeto realizado pelas alunas até a sua apresentação, verificando os conceitos científicos e espontâneos já internalizados. Partiu-se para a utilização de métodos já existentes e já construídos por outras pessoas, ressaltando a interação social. A observação da interação inseto-planta in loco de forma concreta se tornou atividade semanal das alunas, que proporcionou a construção de conceitos espontâneos, tendo o professor como agente mediador, se tornando um processo de interação social. Fato que também ocorreu junto aos colegas na construção do teatro e na apresentação da peça para aproximadamente 150 alunos do ensino fundamental no CMCG.
RESULTADOS:
Durante as reuniões, a elaboração da peça teatral, a confecção do cenário, o contato com os colegas para os ensaios, verificou-se o gosto e as experiências de cada aluna dentro do contexto de investigação. Observou-se a construção do processo ensino aprendizado através dos conceitos espontâneos na vivência da situação, ao serem repassado aos colegas e na confecção e execução do teatro. A surpresa das alunas durante as observações, suas anotações de campo e suas falas muitas vezes se destacaram perante a admiração da descoberta que unia os conceitos científicos já internalizados com os conceitos espontâneos em construção e teve como mediador, o professor, sendo fator relevante de interação.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o processo de mediação do professor foi de grande importância na interação dos conceitos científicos já construídos pelas alunas com os conceitos espontâneos em construção. Observou-se que a aprendizagem como papel central para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionou a criação de consciência ecológica, revelado a partir da responsabilidade e preocupação na elaboração do teatro e sua transmissão aos colegas integrantes da peça teatral e da platéia.
Instituição de fomento: Colégio Militar de Campo Grande
Palavras-chave:  Vigotsky; Ensino-aprendizagem; Mediador.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004