IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
A ENFERMAGEM NO RASTREAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ESCOLARES ADULTOS
Alexandra Isabel de Amorim Lino 1   (colaborador)   
Carmen Luci Rodrigues Lopes 1   (orientador)   
Marcia Borges de Melo 1   (autor)   
Maria Aparecida Machado 1   (colaborador)   
Nicolly Helen Ferreira Morais 1   (autor)   
Raul Soares Silveira Júnior 1   (autor)   
Rogério Tornis da Silva Oliveira 1   (autor)   
1. Universidade Federal de Goiás/ Faculdade de Enfermagem
INTRODUÇÃO:
Sendo atualmente, um dos maiores desafios da Saúde Pública, a hipertensão arterial tem acometido principalmente a população adulta. Este estudo teve como objetivos: verificar a prevalência de hipertensäo arterial em escolares adultos do ensino fundamental, de uma escola pública de Goiânia-Goiás; orientar os alunos sobre a necessidade de mudança no estilo de vida e encaminhar a um serviço especializado aqueles com pressão sistólica superior a 140 mmHg e diastólica maior que 90 mmHg.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido com 87 escolares adultos do ensino fundamental do período noturno de uma Escola Municipal conveniada de Goiânia-Goiás no período de agosto de 2002 a fevereiro de 2003. Os estudantes foram entrevistados e em seguida a pressão arterial foi verificada. Para a aferiçäo e classificaçäo da pressäo arterial, foram adotados os critérios do III Consenso Brasileiro de Hipertensäo Arterial de 1998. Foram realizadas consultas de enfermagem, onde buscamos identificar fatores de risco e orientar sobre condutas a serem seguidas para evitar complicações futuras da hipertensão arterial.
Os participantes do estudo que apresentaram pressão sistólica superior a 140 mmHg e diastólica maior que 90 mmHg foram encaminhados para a Liga de Hipertensão do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
RESULTADOS:
Dos 87 alunos avaliados, 54 (62%) eram do sexo feminino e 33 (38%) do sexo masculino. Os resultados obtidos mostraram que do total da população, 76 (87,3%) apresentaram a pressão arterial dentro do padrão de normalidade, enquanto, 11 (12,7%) apresentaram pressão arterial elevada.
CONCLUSÕES:
Considerando-se que a hipertensão arterial do adulto pode ter sua origem na infância, sugerimos que estratégias preventivas sejam realizadas com escolares de todas as faixas etárias, com o objetivo de identificar e evitar os diversos fatores de riscos cardiovasculares associados com a hipertensão arterial, reduzindo a incidência desta moléstia e suas complicaçöes tardias.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave:  Hipertensão Arterial; Escolares; Adultos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004