IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NO POVOADO DE SARAMÉM - BREJO GRANDE/SE (2003)
Caroline Oliva Carvalho e Silva 1   (autor)   carolzinhaoliva@hotmail.com
Hortência de Abreu Gonçalves 2   (orientador)   abreu.pesquisa@ibest.com.br
Iara Maria Oliveira Torres 3   (co-orientador)   enfermagem@unit.br
1. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Tiradentes - UNIT
2. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Tiradentes - UNIT
3. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Tiradentes - UNIT
INTRODUÇÃO:
O povoado de Saramém que se localiza na Foz do Rio São Francisco, litoral norte, município de Brejo Grande Estado de Sergipe, passa por muitas dificuldades, e uma delas é a falta de informações sobre o planejamento familiar e sobre o uso de métodos contraceptivos. Esse tipo de conhecimento é extremamente necessário, pois planejar uma família e evitar a gravidez, são medidas essenciais para o controle da natalidade, importante para todos os cidadãos, quiçá para um povoado onde até a alimentação é difícil de conseguir. A presente pesquisa objetivou diagnosticar o nível de conhecimento dos moradores do povoado de Saramém sobre métodos contraceptivos e de que maneira é realizado o planejamento familiar entre eles. A sua relevância encontra-se representada no plano econômico, político e social, principalmente por que neste povoado não há um acompanhamento de assistente social, enfermeiro ou médico que possa manter os habitantes desse local informados sobre tal assunto.
METODOLOGIA:
Foi feita uma coleta de dados, entre os moradores do referido povoado, com o uso de formulários, os quais foram repassados entre 30 pessoas de ambos os sexos, visando identificar o perfil do pesquisado, nível de escolaridade, situação socioeconômica e o conhecimento sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar. Os dados foram analisados, criticados e interpretados através dos métodos hipotético – dedutivo, monográfico e estatístico, com base no referencial teórico sobre o assunto.
RESULTADOS:
Foi observada uma grande aceitação e participação por parte da comunidade ao se falar sobre esse tipo de assunto, até por aquelas pessoas que não tem nenhum grau de escolaridade. Verificou-se ainda que as mulheres que conheciam os métodos anticoncepcionais e/ou já ouviram falar em planejamento familiar, possuíam entre 1 a 7 filhos. E as que nunca ouviram falar desses assuntos em média de 8 a 13 . Das 30 pessoas entrevistadas, constatou-se que 33,3% delas conheciam e/ou já fizeram o uso dos métodos contraceptivos, dentre eles as pílulas e os preservativos. E 66,6% desconheciam os métodos e/ou nunca ouviram falar em planejamento familiar.
CONCLUSÕES:
Os resultados possibilitaram inferir que a maior parte das pessoas daquela região não possuíam informações sobre o que é planejamento familiar e anticoncepcionais. Isso decorre principalmente do isolamento dessa comunidade e da falta de conscientização por parte dos órgãos públicos de saúde, sobre os métodos contraceptivos e planejamento familiar, fazendo-se necessário a elaboração de um programa de assistência familiar e de saúde, através do uso de cartilhas explicativas e preleção que possibilite o acesso rápido a essas informações, já que o controle da natalidade é de interesse governamental. Existindo ainda, a necessidade de implantação do Programa de Saúde da Família-PSF, naquele povoado.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Planejamento Familiar; Anticoncepção; Comunidades vulneráveis.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004