IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
GESTÃO E PROCESSOS DE TRABALHO EM DINÂMICA: DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO DE ANÁLISE E REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO PARA EMPRESAS DO SETOR DE VESTUÁRIO EM COLATINA
Daniel Fragoso Galdino da Silva 1   (autor)   danielfgs@yahoo.com.br
Mônica de Fátima Bianco 1   (orientador)   mfbianco@npd.ufes.br
Silvana Dacol 1   (co-orientador)   sdacol@npd.ufes.br
1. Depto. de Administração, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas o setor de confecções tem sofrido grandes alterações. Estas alterações foram desde um maior controle da matéria prima, passando pela absorção das novas tecnologias nos processos produtivos, até chegar as diferentes formas de gestão organizacional. Com o intuito de conhecer essas mudanças ocorridas no setor de confecções, estudos como o de Campana (2003), Vazole (2002) tem sido apresentados. No entanto, ainda não se tem estudos atualizados que caracterizem o perfil do setor de confecções do município de Colatina, visando suas particularidades e formas de cooperação. Assim, este artigo visa desenvolver métodos de análise e formas de avaliar a interação das empresas do pólo e as singularidades de gestão referentes ao setor de vestuário em Colatina. Com isto aprofunda-se a reflexão sobre o processo de modernização organizacional necessário ao desenvolvimento deste setor industrial. Esse trabalho tem como objetivo geral elaborar um diagnóstico das empresas pertencentes ao aglomerado da indústria do vestuário em Colatina (uma rede de organizações do setor de confecções) no período atual (2003/2004), para a partir daí elaborar uma abordagem metodológica – quantitativa e proceder à análise da configuração desta rede de empresas, que permita traçar políticas de gestão desenvolvimento para o setor.
METODOLOGIA:
Para um melhor entendimento a respeito da concepção e formação de aglomerados industriais foi realizado um levantamento bibliográfico com diversos autores, para dar o embasamento teórico necessário para o tratamento/análise do aglomerado em estudo. Além disso foi feito um levantamento de dados junto aos organismos competentes (FINDES, BANDES, SEBRAE, entre outros), dando base para uma melhor caracterização do setor de vestuário no estado do ES e particularmente em Colatina. Após essa elaboração teórica foi formatado um modelo de questionário com abordagem quantitativa, que foi enviado para 123 empresas do setor de vestuário de Colatina, que pertenciam à base de dados da FINDES de 2003. Dessas, 6 empresas estavam com o endereço errado ou haviam fechado e 4 empresas eram do mesmo dono de outras empresas, tornando o questionário assim repetido, logo essas 10 empresas foram excluídas do espaço amostral, restando assim 113 questionários validos, cuja a amostra e composta de 28 empresas, o que representa cerca de 24,78% da população, sendo essa uma representação significativa para o estudo das empresas do pólo (COOPER, 2003).
RESULTADOS:
Como um dos resultados do trabalho pode-se apresentar a elaboração do questionário de pesquisa, com abordagem quantitativa para identificar a relação entre as diversas empresas constituintes do pólo e seu nível de formalidade. Através da aplicação desse questionário foi possível fazer um diagnóstico preliminar das formas de interação entre as empresas do pólo de confecções de Colatina no ano de 2003. Das empresas analisadas 57,14% aumentaram seu faturamento em 2003 se comparado com o ano anterior, sendo que 60,72% são micro e pequena empresa, 32,14% média empresa e somente 7,14% grande empresa, segundo o critério de classificação quanto ao faturamento. Identificaram-se, também que 92,86% dos fornecedores de matéria-prima das empresas do pólo de Colatina estão localizadas fora do Estado do Espírito Santo, e cerca de 10,7% das empresas exportam seus produtos. Das empresas analisadas 50% utilizam-se de alguma ferramenta eletrônica na formação do preço de venda de seus produtos; No entanto, 17,86% definem seu preço de venda baseado no percentual sobre a matéria-prima; 7,14% baseiam-se no feeling; 3,57% na observação do mercado e 14,3 % não quiseram ou não souberam responder. Enfim constata-se que o pólo possui características heterogêneas.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que o pólo de confecções de Colatina possui uma relevante atuação social, pois é gerador de um grande número de postos de trabalho, contribuindo para a melhoria de vida da população dessa cidade. Concluiu-se ainda que a grande maioria dos empresários que lá instalam suas empresas investem exclusivamente seu próprio capital, sem ajuda de terceiros, o que evidencia o espírito empreendedor dos membros do pólo. Outro fator importante que se constatou foi que a maioria das empresas constituintes do pólo possuem mais de 10 anos, o que indica que o pólo é propicio a empresas que queiram investir em longo prazo. Constatou-se também a grande peculiaridade da formação desse pólo, uma vez que se apresentam diversos fatores adversos à formação do pólo, tais como inexistência de fornecedores de matéria-prima na região e o alto volume de clientes externos.
Enfim, as informações identificadas neste estudo são relevantes para um melhor entendimento das relações de cooperação do setor em Colatina - ES, assunto esse que por ser recente não possui um vasto material técnico-científico disponível. Esse estudo pode ser um ponto de referência para diversos estudos de pólos regionais que possam vir a ser realizados nesta ou em outras regiões.
É importante ressaltar que esse diagnóstico é uma análise preliminar do pólo de Colatina, abrindo espaço para futuras análises, dessa vez com abordagem qualitativa, para um estudo mais aprofundado do pólo e de suas interações.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  gestão de organizações; redes de empresas; setor de vestuário.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004