IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
GEOPRÓPOLIS DA TIÚBA (Melipona compressipes fasciculata): ASPECTOS QUÍMICOS E FÍSICO-QUÌMICOS
Maria Célia Pires Costa 1   (co-orientador)   policarpo@elo.com.br
Maria Nilce Sousa Ribeiro 2   (orientador)   mnribeiro@ufma.br
Alexandre Michel Costa Nogueira 3   (autor)   alexnog@msn.com
Rodrigo René de Oliveira Matos 3   (colaborador)   
1. Profa. Dra. do Depto. de Química e Biologia, Universidade Estadual do Maranhão
2. Profa. Dra. do Depto de Farmácia, Universidade Federal do Maranhão
3. Graduando do Curso de Farmácia, Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Dentre produtos apícolas tais como mel, geléia real, polém, entre outros, a própolis vem se destacando pelas suas propriedades terapêuticas, quanto pela possibilidade de aplicação na indústria alimentícia e farmacêutica. De um modo geral, o conhecimento da própolis concentra-se em material proveniente da espécie Apis mellifera. As atividades terapêuticas da própolis podem ser atribuídas as diversas classes de compostos como flavonóides, ácidos fenólicos, lignóides, carboidratos, mono e sesquiterpenos. Na América do Sul, há espécies de abelhas sem ferrão, que coletam material resinoso de plantas e trazem para suas colméias e misturam isso com cera produzida, mais barro ou terra, formando o geoprópolis. No estado do Maranhão, a espécie tiúba (Melipona compressipes fasciculata), produz o geoprópolis. O presente trabalho teve por objetivo analisar características químicas, físicas e físico-químicas de amostras de geoprópolis de Melipona compressipes fasciculata (tiúba), oriundas de 03 munícipios do Estado do Maranhão.
METODOLOGIA:
As amostras de geoprópolis foram extraídas por turbolização com álcool etílico a 700 , seguida da separação das partes orgânica e inorgânica. As própolis (parte orgânica de cada amostra) foram submetidas a análises sensoriais, abordagens químicas e perfil cromatográfico.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que os rendimentos das própolis variaram de 1,3 a 6,5%. As características sensoriais das amostras coletadas em Arari, possuem cor marrom escuro, odor resinoso a ligeiramente adocicado e sabor insípido a resinoso, enquanto as dos outros municípios tinham odor adocicado, sabor amargo e cor marrom achocolatado.A abordagem indicou ausência de alcalóides nas amostras, presença compostos fenólicos e triterpenos em todas as amostras, porém compostos fenolicos em alta concentração, nas amostras de Arari. O perfil cromatográfico indicou que a composição química e concentração das substâncias são diferentes nos três municípios. A própolis(São João Batista) foi submetida ao fracionamento por métodos cromatográficos (coluna sílica gel e hexano e acetato de etila em ordem crescente de polaridade) separando-se 03 substâncias, as quais estão em fase de identificação por métodos espectrométricos de IV, RMN 1H e 13C e EM.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos permitirão conhecer as características físicas e físico-químicas, assim como a composição química da própolis de tiuba (oriunda da geoprópolis), para obtenção de parâmetros para o controle de qualidade do material, e correlacionar com atividades terapêuticas.
Instituição de fomento: CNPq/UFMA/UEMA; Processo CNPq/UEMA 5507387/01-0
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Melipona compressipes fasciculata; Geoprópolis; Meliponicultura.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004