IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
SITUAÇÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Silvana Lessa Azevedo 1   (autor)   silvanalessa@terra.com.br
Irani R. de Sena 1   (autor)   
Maria Alice Mendes da Silva 1, 2   (orientador)   malicems@ig.com.br
1. Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Secretaria de Educação, Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Com o crescente aumento da pressão antrópica nos ambientes naturais a Educação Ambiental torna-se cada vez mais, um importante instrumento na busca por um meio ambiente equilibrado e sustentável. Neste sentido, a participação dos diversos segmentos da sociedade, visando a conservação das espécies e a melhoria da qualidade de vida da população, é de fundamental importância neste processo (Machado & Tabanez, 1997). Sabe-se que o principal desafio da sociedade sustentável de hoje é criar novas formas de ser e de estar neste mundo, onde o equilíbrio ecológico exige mudanças profundas do papel que o ser humano deve desempenhar no ecossistema planetário (Gutiérrez & Prado, 2000). Nesta busca espera-se uma trabalho fundamentado na conscientização e sensibilização baseado no conhecimento e informações referentes às questões ambientais. No âmbito formal (escolas, universidades) espera-se que este trabalho seja vivenciado de forma transdisciplinar de forma que, segundo Gadotti (2000), busque-se englobar e transcender as disciplinas sem, contudo anulá-las, mantendo assim a complexidade existente no meio real. Neste sentido formal, espera-se que as Universidades sejam locais primordiais na busca de tais informações, e que disponibilize as mesmas das mais variadas formas (livros, periódicos, revistas científicas, vídeos, etc.) para todos aqueles que busquem atuar como educadores ambientais nas mais diversas áreas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o acervo literário relacionado com Educação Ambiental disponibilizado na biblioteca da UFRPE.
METODOLOGIA:
A estratégia utilizada foi levantar dados através de arquivos e fichários sobre todo o material relacionado às questões ambientais presente na biblioteca da UFRPE. Informações sobre autores e ano de publicação também foram utilizados. Com o intuito de comparar a real situação do acervo da UFRPE com outras instituições do Estado buscou-se também informações sobre outras bibliotecas situadas na região metropolitana do Recife, sendo selecionadas para tal a biblioteca do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), biblioteca central da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Biblioteca Pública do Estado (BPE). Os dados coletados foram agrupados para facilitar as comparações.
RESULTADOS:
A UFRPE foi a instituição que apresentou maior quantidade no acervo referente à temática ambiental quando comparada com as demais, contando com 119 exemplares, enquanto que a BPE demonstrou maior deficiência, possuindo apenas 19 exemplares relacionados ao tema. Dentre as instituições avaliadas apenas a BPE conta apenas com livros em seu acervo, enquanto que nas demais o acervo é composto por livros, periódicos científicos e fitas de vídeo. Em todos os casos os livros predominam sobre as demais formas de publicações. Quando o foco da pesquisa voltou-se para os livros pöde-se verificar que a publicação mais antiga vinha do ano de 1932. A fim de realizar uma avaliação qualitativa buscou-se levantar o ano de publicação dos exemplares agrupando-os em três categorias distintas: 1932 a 1980, 1981 a 1990 e 1991 a 2000. A primeira categoria contou com 58 livros no conjunto de instituições avaliadas. No período de 1981 até 1990 foram encontradas 23 publicações e de 1991 até 2000, 33 publicações. Entre os números de livros, a UFRPE obteve, em todos as categorias de tempo, a maior quantidade bibliográfica em seu acervo. Destaca-se também que a BPE não apresentou livros com publicação a partir de 1990. Os títulos de livros de língua estrangeira na UFRPE contabilizam 40% do acervo, 18% na UFPE e 10% na UNICAP. Na BPE não foi encontrada nenhuma publicação de língua estrangeira.
CONCLUSÕES:
Com a análise dos dados obtidos pode-se concluir que a UFRPE, em relação às outras bibliotecas pesquisadas, possui quantitativamente um maior acervo de títulos de livros, periódicos e fitas de vídeo sobre a temática ambiental. Observou-se também que desde a década de 30 haviam-se abordagens sobre atemática ambiental e que se observa uma redução na aquisição de publicações a partir da década de 80. A partir dos anos 90, refletindo as inúmeras transformações ambientais e atividades de conscientização e sensibilização ecológica, observa-se acréscimo na aquisição de publicações sobre o referido tema. É interessante destacar que as publicações mais atualizadas estão presentes na UFRPE, refletindo a preocupação em oferecer informações atuais ao público que busca tais materiais (alunos de graduação e pós-graduação, professores). Destaca-se ainda a necessidade de atualização periódica de todos os acervos avaliados, com especial atenção para a BPE que é mantida pelo governo do Estado de Pernambuco e atende predominantemente alunos das escolas públicas situadas na região metropolitana da cidade.
Palavras-chave:  Educação Ambiental; Biblioteca; Universidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004