IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
Produção de Biomassa de Kombucha em Diferentes Meios de Cultura
Álvaro Silva Lima 1   (orientador)   alvaro_lima@unit.br
Lauro Xavier Filho 1   (co-orientador)   xavierfilho@infonet.com.br
Aléria Vaneska Santos Prata 1   (autor)   
Flávia Patrícia de Almeida Marques 1   (autor)   
Sheyla Alves Rodrigues 1   (colaborador)   shelrodrigues@hotmail.com
1. Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP/UNIT
INTRODUÇÃO:
Tradicionalmente define-se a bebida proveniente da fermentação utilizando kombucha como um chá adocicado e levemente ácido, oriundo do leste asiático. A kombucha é uma associação simbiótica de bactérias e leveduras, como Acetobacter sp., Zygosaccharomyces e Pichia fluxum. O processo fermentativo é realizado em infusão de chá recém preparado acrescido normalmente de sacarose ou mel, as leveduras transformam os açúcares em CO2 e etanol e as bactérias oxidam o etanol a acetaldeído e depois a ácido acético, o que resultando na baixa do pH da solução. Durante o processo de fermentação há formação de uma biomassa de hemicelulose na superfície do meio que aumenta gradativamente sua espessura com o tempo de fermentação.
METODOLOGIA:
O objetivo do trabalho foi estudar a produção de biomassa em diferentes meios de cultura e concentração de açúcar comercial. Os meios utilizados eram constituídos de chá preto, mate e caldo de cana, foi adicionado açúcar comercial para ajustar a concentração entre 55 a 165 g/L. O pH inicial foi ajustado a 3,0 com a utilização de ácido acético (vinagre). As fermentações ocorreram em recipiente contendo 200 mL de meio e inoculados com aproximadamente 3,0 g de microrganismo em base úmida. Em intervalos regulares de tempo os açúcares redutores, açúcares hidrolisados, alteração de pH e massa seca da biomassa foi determinada.
RESULTADOS:
O meio contendo o chá mate produz a maior quantidade de massa celular seca (13,15g/L), e as maiores concentrações de açúcar favorece ao aumento da produção de biomassa (13,15g/L na concentração 165g/L). Observou-se também que o ajuste de pH no meio contendo caldo de cana foi prejudicial à produção da biomassa (2,60g/L). Os valores do pH das fermentações diminuíram gradativamente com o tempo, entretanto a diminuição ocorreu para o meio de caldo de cana sem ajuste do pH. O conteúdo de açúcares redutor é resultante da hidrólise dos açúcares não-redutores pela ação da kombucha, os caldos com maiores concentrações de açúcares atingiram valores maiores que os demais, sendo igualmente observado nos valores de açúcares totais.
CONCLUSÕES:
A obtenção de biomassa foi em maiores valores no meio de chá mate com maior concentração de açúcar e com pH ajustado, revelando-se o meio mais adequado para nosso uso, já dos demais meios o de cana de açúcar sem ajuste de pH observou-se que o crescimento da biomassa ficou prejudicado.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  fermentação; kombucha; biomassa.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004