IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS EM NEOSSOLOS FLÚVICOS DO BAIXO RIO MADEIRA
Ana Cristina Carvalho 1, 4   (autor)   anacristina@unir.br
Tatiane Rodrigues Lima 1, 4   (autor)   tatilima@unir.br
Aldina Gomes de Assunção 2, 4   (autor)   aldina@unir.br
Déborah Pereira Linhares 2, 4   (colaborador)   deborah@unir.br
Jorge Alberto Araújo 1   (colaborador)   Jorgealberto@ibest.com.br
Luiz Cleyton Holanda Lobato 2, 4   (colaborador)   lcleyton@unir.br
Joiada Moreira da Silva 4   (co-orientador)   joiada@unir.br
Dorisvalder Dias Nunes 3, 4   (orientador)   dorisval@unir.br
1. Graduando (a) do Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Rondônia - UNIR
2. Graduanda do Depto. de Geografia, Universidade Federal de Rondônia - UNIR
3. Prof. do Depto. de Geografia, Universidade Federal de Rondônia - UNIR
4. Pesquisador do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental - LABOGEOPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo analisar as propriedades físicas e químicas do grupo Neossolo Flúvico Tb Eutrófico encontrado em ambiente de várzea na faixa marginal do rio Madeira à jusante da cidade de Porto Velho-RO, com o intuito de comparar os atributos de sua textura e fertilidade sob atividade de agricultura de subsistência e cobertura florestal natural. Os solos dessa classe encontrados na vázea do rio Madeira, caracterizam-se por seu baixo grau de evolução condicionado pela deposição e transporte de sedimentos por meio da oscilação sazonal do nível das águas do rio Madeira, fenômeno este que está diretamente relacionado ao clima quente semi-úmido tropical com quatro a cinco meses secos e com sete a oito meses de chuva. O encharcamento desses solos no período de cheia do rio, junto ao efeito da deposição e ou remoção de sedimentos, limita a decomposição de seus minerais constituintes, o que determina a pouca correlação física e química entre suas camadas, assim como altera as propriedades do solo, especialmente a sua fertilidade natural, sendo assim, a Sociedade Brasileira de Classificação de Solos determina os Neossolos Flúvicos como àqueles que apresentam camadas estratificadas, “A” diretamente sobre “C”. Os solos aluviais encontrados na várzea são utilizados pelos ribeirinhos no período de vazante, durante os meses secos, na produção de agricultura familiar e ou pecuária, promovendo a intensificação da dinâmica dos nutrientes desses solos.
METODOLOGIA:
Foram coletados dois perfis de Neossolo, que totalizaram nove camadas, um no final do período chuvoso na localidade de Papagaios, que apresentava atividade de agricultura de subsistência e o outro no início do período chuvoso na localidade de Baiano, que encontrava-se sob cobertura de floresta de várzea. Foram consideradas somente as camadas superficiais para análise das propriedades físicas e químicas. A análise morfológica dos perfis de solo foi realizada conforme as indicações de Lemos & Santos (1996), sendo identificados os seus aspectos físicos (cor, estrutura, consistência, transição e textura). Além disso, caracterizou-se o ambiente quanto ao relevo, composição da vegetação e uso atual do solo. As amostras foram identificados e armazenados em sacos plásticos para posterior análise em laboratório. Os procedimentos de análise laboratorial estão indicados em Embrapa (1997), sendo que, para a análise física foi aplicado o método da pipeta, para determinar as frações areia, silte e argila. As propriedades químicas consideradas foram o pH em água, matéria orgânica (MO) por meio do método de bicromato de potássio e bases trocáveis S=(Ca+2 ; Mg+2 ; K+) para avaliar o percentual de saturação de base (V%) da CTC a pH 7,0 “S” mais acidez potencial. O cálcio e magnésio foram determinados através do espectrofotômetro de absorção atômica, o potássio por meio do espectrofotômetro de chama e a acidez potencial por titulometria.
RESULTADOS:
O teor de matéria orgânica (MO) encontrado na camada superficial (Ap) do Neossolo Flúvico sob atividade de agricultura de subsistência na localidade de Papagaios foi 2,07%, e na camada superficial (A) sob floresta na localidade de Baiano, 8%. Verificou-se um aumento significativo no teor de MO na camada superficial sob floresta, provavelmente relacionado ao nutrimento exercido pela cobertura vegetal mais densa, que promove a manutenção e reciclagem dos compostos orgânicos. Quanto ao pH, obteve-se valor 6,2 ou praticamente neutro na camada superficial do Neossolo sob atividade de agricultura de subsistência, este valor é considerado ideal para absorção dos nutrientes pelos vegetais, já sob a cobertura florestal, a camada superficial apresentou pH 5,8 ou moderadamente ácido. Os dois perfis foram classificados como eutróficos por apresentar o V% superior a 50%, ou seja, as bases trocáveis que promovem a nutrição dos vegetais, por meio da sua absorção em solução, são preponderantes em quantidade e atividade, sendo a camada Ap do Neossolo sob agricultura com 76% e a camada A sob floresta com 78%. Quanto a textura do solo, a camada Ap do Neossolo na localidade de Papagaios, apresentou predomínio da fração areia, cerca de 69,6%, em contrapartida, os sedimentos finos, silte + argila, indicaram maior representatividade na camada superficial do Neossolo Flúvico sob floresta na localidade de Baiano, sendo silte 41,6 % e argila 23,8%.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados, pode-se inferir que, apesar da acentuada variação no teor de matéria orgânica de acordo com o uso do solo, a fertilidade natural da camada superficial do Neossolo sob atividade de agricultura de subsistência, representada pelo V%, não foi comprometida, o que pode ser explicado pela contribuição que rio Madeira exerce na manutenção da fertilidade natural dos Neossolos Flúvicos durante o período de cheia, quando suas águas alcançam a planície de inundação e contribuem com redisposição de elementos químicos essenciais a nutrição dos vegetais. A acidez mais acentuada na camada A do Neossolo com cobertura florestal pode ser explicada por efeito do teor significativo de MO encontrado nesta camada superficial, o que intensificaria a produção de ácidos orgânicos decorrentes das reações de decomposição e produção de húmus, refletindo na redução do pH. Os resultados referentes a granulometria das camadas superficiais demonstram a influência do regime sazonal de cheia e vazante do rio na textura do solo, proporcionando o transporte dos particulados mais finos como o silte e a argila e deposição das frações mais grosseiras como areia durante o período de chuva, fenômeno este que explica o predomínio da fração areia na camada Ap do Neossolo sem proteção da cobertura florestal, que no final do período chuvoso, havia sido intensamente lixiviado.
Instituição de fomento: Banco da Amazônia, SEBRAE
Palavras-chave:  Neossolos Flúvicos; rio Madeira; propriedades físicas e químicas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004