IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
O SAGRADO ENTRE DUAS TRADIÇÕES: ESTUDO DA RELIGIOSIDADE NA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO DE JOSELÂNDIA - BARÃO DE MELGAÇO/MT
Itamara dos Anjos Oliveira 1   (autor)   ita_neru@cpd.ufmt.br
Sueli Pereira Castro 2   (orientador)   spc_neru@cpd.ufmt.br
1. dep. de História, Instituto de Ciencias Humanas e Sociais - UFMT
2. dep. Sociologia e Ciencias Sociais, Instituto de Ciencias Humanas e Sociais - UFMT
INTRODUÇÃO:
O trabalho ora apresentado refere-se a pesquisa "Representações Sociais, 'habitus' e experiências do 'mundo de vida' das populações camponesas e ribeirinhas", orientada pela Profª. Drª Sueli Pereira Castro, desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos - NERU, localizado na UFMT. A pesquisa visa compreender o processo histórico de estruturação da religiosidade na comunidade de São Pedro, no período compreendido de 1932 a 2003. Espacialidade que faz parte do distrito de Joselândia, localizado dentro dos limites do município de Barão de Melgaço, este possui grande parte de seu território inserido nos Pantanais Mato-grossenses. Uma de suas características é ser uma área inundável, sujeita a sazonalidade determinada pelo ritmo das águas nas estações de cheias e secas. Para além de ser apenas um dos ecossistemas mais significativos do mundo, que através dos vários olhares e das diversas descrições que são construídas sobre esse ambiente, tentando conferir-lhe a identidade natureza-homem, ambientando suas descrições nessa perspectiva, existem ali, homens e mulheres que constróem seu espaço, que segundo nosso olhar, se dá principalmente através do universo religioso. O recorte para desenvolver um estudo sobre São Pedro de Joselândia na sua estruturação religiosa, se impôs por entendermos que a religião perpassa todos os campos da vida nesta comunidade.
METODOLOGIA:
Para a pesquisa proposta, entendemos que metodologicamente a História Cultural nos fornece o aporte necessário para o desenvolvimento mais adequado ao nosso objeto, uma vez que ela permite a compreensão dos diferentes lugares e momentos de uma determinada realidade social, como ela é construída e pensada.
RESULTADOS:
Nessa comunidade é realizada todos os anos a Festa em homenagem a São Pedro, padroeiro da comunidade, no dia 29 de junho e, conforme observado, as festas tornam-se locais privilegiados para se estudar comunidades camponesas, por serem re-produtoras de sociabilidades e de aprendizados de valores importantes para a convivência em grupo. Tem como objetivo contribuir nas discussões sobre o tema, a religiosidade como forma identidária de grupos e espaços de sociabilidades, dentro de um processo histórico, este estudo se insere dentro da corrente historiográfica que a partir da década de 1970, vêm trabalhando a festa como um espaço de sociabilidade e dando visibilidade para as manifestações festivas.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultadsos, tornou-se evidente a participação e importancia da religiosidade na vida da comunidade pesquisada. A Festa em homenagem ao santo padroeiro é uma amostra disso, como verificado nas visitas a campo.
Instituição de fomento: CNPq/PELD/NERU/UFMT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  religiosidade; popular-institucional; festas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004