IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
PRODUTIVIDADE LEXICAL: POR UM GLOSSÁRIO DE NEOLOGISMOS
Márcia Regina Pavoni de Carvalho 1   (autor)   mrpavoni@terra.com.br
1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
Os avanços científicos e tecnológicos, que marcam sobremaneira a atualidade, repercutem-se no léxico, sistema aberto sujeito a alterações que dão origem a novas criações lexicais, os neologismos.
METODOLOGIA:
Foi feito um levantamento de neologismos em trinta edições dos jornais A Gazeta, de Cuiabá-MT, e Correio do Estado, de Campo Grande-MS, resultando na organização de um glossário de neologismos relacionados à língua corrente, composto de 498 verbetes. Os neologismos foram concebidos como unidades lexicais de criação recente, novas acepções atribuídas a elementos já existentes e, ainda, unidades recebidas de outros códigos lingüísticos, tomando-se como base os modelos propostos por Guilbert (1975) principalmente. Foram consideradas neológicas as unidades não-registradas como entradas, subentradas, ou, ainda, cuja acepção não esteja contemplada nos paradigmas definicionais de dois dicionários gerais de língua portuguesa publicados recentemente – Dicionário Aurélio eletrônico – século XXI (1999) e Dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001) –, que foram utilizados como corpus de exclusão.
RESULTADOS:
Os dados coletados possibilitaram a elaboração do Glossário de neologismos na imprensa escrita (GNIE), composto por 498 (quatrocentos e noventa e oito) verbetes que não estão registrados nesses dois dicionários como entradas ou subentradas, ou, ainda, cuja acepção não esteja contemplada nos seus respectivos paradigmas definicionais. A pesquisa revelou que os processos sintáticos, principalmente as formações por composição sintagmática e por composição, predominaram consideravelmente na formação neológica do corpus pesquisado, com um percentual de 82,53% do total de neologismos levantados, e que os contextos relativos à política e à economia apresentam maior índice de produtividade lexical no corpus em questão. Ficou, também, evidente que poucas criações neológicas se referem exclusivamente a Mato Grosso do Sul ou a Mato Grosso, o que evidencia que a divisão político-administrativa que deu origem a esses dois estados da federação em 1979 não implicou em fronteiras lingüísticas lexicalmente marcadas no corpus desta pesquisa.
CONCLUSÕES:
O GNIE contempla verbetes que representam, na quase totalidade, a língua nacional e não apenas a língua portuguesa empregada nos dois estados, fonte de pesquisa, além de evidenciar a existência de verbetes não dicionarizados, mas já em uso desde data bastante anterior à da publicação dos dois referidos dicionários.
Palavras-chave:  neologismo; glossário; processos de formação de neologismos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004