IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
ETNOCONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO COMPLEXO TENÍASE–CISTICERCOSE EM CUIABÁ MATO GROSSO: ANÁLISE GLOBAL.
Fernando Henrique Furlan 1   (autor)   fhfurlan@bol.com.br
Leandro Miranda 1   (autor)   miranda.vet@pop.com.br
Marciel Becker 1   (autor)   marcielbecker@bol.com.br
Valéria Cristina Alves de Oliveira 1   (colaborador)   
Sávio Amado 2   (orientador)   samado@hotmail.com
1. Graduandos em Medicina Veterinária FAMEV/UFMT
2. Professor Adjunto CLIMEV/FAMEV/ UFMT
INTRODUÇÃO:
Teníase e cisticercose são doenças endêmicas no Brasil, apesar de se dispensar pequeno volume de informações e divulgação sobre as mesmas. A teníase é causada por vermes adultos de Taenia solium e Taenia saginata, que parasitam o intestino humano, sendo pouco evidentes em termos sintomatológicos. Entretanto, a cisticercose, causada pelas larvas de T. solium determina quadro clínico grave, envolvendo o sistema nervoso e globo ocular, preferencialmente.
O conteúdo sobre Teníase e Cisticercose, em disciplinas do ensino fundamental, limitam-se a abordagens superficiais em livros de 6a série. Contudo, não há relatos sobre o aproveitamento e conscientização escolar relacionados a estas doenças e a outros temas da área da saúde. Essa conscientização é considerada como ferramenta indispensável à prevenção das doenças.
Por estas razões, objetivou-se, através deste trabalho, caracterizar o nível de conhecimento sobre o complexo Teníase-Cisticercose entre alunos da rede pública e privada de ensino fundamental em Cuiabá – MT.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado incluindo 7 escolas da rede pública e 7 escolas particulares de ensino fundamental, do município de Cuiabá-MT, distribuídos aleatoriamente entre os bairros da cidade. Foram aplicados questionários objetivos aos alunos de 7as e 8as séries, sendo 437 para rede pública e 459 para a rede privada, argüindo sobre aspectos epidemiológicos da teníase e cisticercose.
Foi utilizado o Teste de Chi-Quadrado para evidenciar padrões de proporções entre as séries estudadas e o nível de conhecimento apresentado, considerando o nível de erro e acerto. Foi considerado o nível de significância de 5%.
RESULTADOS:
De um total de 896 alunos questionados sobre o complexo Teníase-Cisticercose obtiveram-se os seguintes dados: 549 alunos (61,3%) conhecem ou já ouviram falar de Teníase (p<0,05); 733 alunos (82%) não conhecem ou nunca ouviram falar de cisticercose (p<0,05); a diferença entre os alunos que conhecem e não conhecem quais animais transmitem a teníase, bem como o modo como se contrai a teníase, observou-se que a diferença estatística não foi significativa (p>0,05); 842 alunos (94%) não sabem como se contrai a cisticercose (p<0,05); 596 alunos (66,5%) sabem da existência de tratamento contra essas doenças (p<0,05); 524 alunos (58,5%) não souberam responder (p<0,05) quando questionados sobre os métodos de prevenção dessas doenças. Quando foi comparado o nível de conhecimento entre alunos de 7as séries e alunos de 8as séries, observou-se que: de 163 alunos que disseram conhecer ou já ter ouvido falar de cisticercose, 103 (63,1%) alunos pertenciam a 7a série (p<0,05); não houve diferença estatística entre eles quando questionados se conhecem ou já ouviram falar de teníase, sobre qual animal a transmite, como se contrai a teníase e a cisticercose, se existe tratamento para essas doenças e também sobre os métodos de prevenção das mesmas.
CONCLUSÕES:
Pode-se inferir que, dos alunos de ensino fundamental (7as e 8as séries) de Cuiabá: a maioria conhece ou já ouviu falar de teníase, mas não de cisticercose; 50% sabe quais animais transmitem e como se contrai a teníase; a maioria não sabe como se contrai a cisticercose; a maioria sabe que essas doenças têm tratamento, mas não têm conhecimento dos métodos de prevenção. Quando comparamos os dados obtidos dos alunos das 7as séries em relação aos alunos das 8as séries, com exceção dos dados sobre se conhecem ou já ouviram falar de cisticercose, onde as 7as séries demonstraram maior conhecimento, todos os outros dados não demonstraram diferença estatísticas mostrando homogeneidade entre as séries pesquisadas.
O complexo Teníase-Cisticercose, que é de relevante importância em saúde publica, não possui nível satisfatório de conhecimento entre aos alunos, mesmo sendo a educação sanitária um de seus principais meios de controle e prevenção. E em relação a cisticercose que, em se tratando de danos à saúde é mais importante que a teníase, o nível de conhecimento é ainda mais crítico.
Palavras-chave:  Complexo Teníase-Cisticercose; Etnoconhecimento; Cuiabá-MT.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004