IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
ETNOCONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO COMPLEXO TENÍASE–CISTICERCOSE EM CUIABÁ MATO GROSSO.
Leandro Miranda 1   (autor)   miranda.vet@pop.com.br
Fernando Henrique Furlan 1   (autor)   fhfurlan@bol.com.br
Marciel Becker 1   (autor)   marcielbecker@bol.com.br
Valéria Cristina Alves de Oliveira 1   (colaborador)   
Sávio Amado 2   (orientador)   samado@hotmail.com
1. Graduandos em Medicina Veterinária FAMEV/UFMT
2. Professor Adjunto CLIMEV/FAMEV/ UFMT
INTRODUÇÃO:
Taenia solium e Taenia saginata são parasitos que, na fase adulta, possuem a espécie humana como única hospedeira. As tênias adultas vivem na luz do intestino delgado e, em geral, cada paciente é portador de um único espécime e que, geralmente, não apresenta sintomas.
Apesar de ser um complexo patológico há muito tempo conhecido pelo homem, cada vez mais profundamente, as espécies de tênias continuam prevalentes em todos os estados brasileiros.
Por ser a educação sanitária um dos meios mais importantes de controle e profilaxia tanto da cisticercose como da teníase, buscou-se com este trabalho caracterizar o nível de conhecimento sobre o complexo Teníase-Cisticercose entre alunos da rede pública e privada de ensino fundamental em Cuiabá – MT.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado nas escolas da rede pública e privada de ensino fundamental da cidade de Cuiabá-MT. O número de estudantes de ensino médio é estimado em 102.851 distribuídos em 145 escolas da rede pública e 34 escolas da rede privada.
Os dados foram coletados em 7 escolas da rede pública e 7 escolas da rede privada, de ensino fundamental, distribuídos aleatoriamente entre os bairros da cidade. Foram aplicados questionários objetivos aos alunos de 7as e 8as séries, sendo 437 para rede pública e 459 para a rede privada, totalizando 896 alunos.
Foi utilizado o Teste de Chi-Quadrado, para evidenciar padrões de proporções, comparando o desempenho entre alunos da rede pública e privada de ensino. Foi considerado o nível de significância de 5%.
RESULTADOS:
Como resposta ao questionário proposto, foram obtidos os seguintes resultados: dos 549 alunos que conhecem ou já ouviram falar de teníase, 340 (70%) pertence à rede privada de ensino (p<0,05); dos 182 alunos que conhecem ou já ouviram falar de cisticercose, 139 (76%) pertence à rede privada de ensino (p<0,05); dos 473 alunos que sabem quais animais transmitem teníase, 275 (58%) pertence à rede privada de ensino (p<0,05); dos 437 alunos que sabem como se contrai teníase, 244 (56%) pertence à rede privada de ensino (p<0,05); dos 54 alunos que sabem como se contrai cisticercose, não houve diferença estatística entre os 26 alunos (48%) da rede publica e os 28 alunos (52%) da rede privada (p>0,05); dos 596 alunos que sabem que existe tratamento contra essas doenças também não houve diferença estatística entre os 295 alunos (49,5%) da rede pública e os 301 alunos (50,5%) da rede privada (p>0,05); dos 372 alunos que sabem como é a prevenção dessas doenças, 215 (58%) pertence à rede privada de ensino (p<0,05). Esses padrões se mantêm quando comparamos 7a série pública e 7a série privada, mas quando comparamos 8a série pública com 8a série privada em relação ao conhecimento de quais animais transmitem e como se contrai a teníase não existe diferença estatística (p>0,05), seguindo os mesmos padrões no restante dos outros questionamentos.
CONCLUSÕES:
Ao final deste trabalho pode-se concluir que dos alunos de ensino fundamental (7as e 8as séries) de Cuiabá questionados sobre o complexo Teníase-Cisticercose: a maioria que conhece ou já ouviu falar de teníase e/ou cisticercose, que sabe quais animais transmitem teníase, como se contrai teníase e como se faz a prevenção e controle dessas doenças encontra-se na rede privada de ensino. Os alunos dos dois segmentos sabem que existe tratamento para essas doenças. Em nenhum dos dois segmentos os alunos conhecem satisfatoriamente como se contrai a cisticercose.
Quando comparamos a 7a série pública com a 7a série privada foi observado que se mantém as diferenças registradas entre ensino público e privado, mas, entre a 8a série pública e a 8a série privada não houve diferença quanto ao conhecimento de quais animais transmitem e como se contrai a teníase, seguindo os mesmos padrões acima no restante dos outros questionamentos.
Por ser o complexo Teníase-Cisticercose de elevada importância em saúde publica deveria haver uma maior preocupação dos órgãos públicos relacionados ao ensino, em se tratando do conhecimento dessas doenças, devido ao fato de ser a educação sanitária um dos principais meios de profilaxia e controle do complexo e a maioria dos alunos estarem matriculados na rede pública de ensino.
Palavras-chave:  Complexo Teníase-Cisticercose; Etnoconhecimento; Ensino Público e Privado.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004