IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
PREVALÊNCIA DE AGENTES PARASITÁRIOS DE IMPORTÂNCIA ZOONÓTICA EM FELINOS DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EM CUIABÁ-MT.
Marciel Becker 1   (autor)   marcielbecker@bol.com.br
Fernando Henrique Furlan 1   (autor)   fhfurlan@bol.com.br
Leandro Miranda 1   (autor)   miranda.vet@pop.com.br
Christiano Justino 2   (colaborador)   chrisjustino@hotmail.com
Sávio Amado 3   (orientador)   samado@hotmail.com
Luciano Antunes Barros 4   (co-orientador)   labarros@terra.com.br
1. Graduandos em Medicina Veterinária FAMEV/UFMT
2. Professor Substituto CLIMEV/FAMEV/ UFMT
3. Professor Adjunto CLIMEV/FAMEV/ UFMT
4. Professor Adjunto DPA/FAMEV/ UFMT
INTRODUÇÃO:
Áreas de aglomeração humana e/ou animal são reconhecidos focos de manutenção e transmissão de doenças na cadeia epidemiológica de vários patógenos. A probabilidade de contato entre patógenos e hospedeiros susceptíveis aumenta à medida que as densidades populacionais animais e humanas são altas. Observa-se uma população felina aparentemente alta e distribuída em todo o campus da Universidade Federal de Mato Grosso.
Entre as diversas zoonoses, a Toxoplasmose e as dermatites serpiginosas (Larva migrans cutânea), infecção pelas formas larvárias de Ancylostoma sp e Larva migrans visceral, infecção pelas formas larvárias de Toxocara sp, podem ser destacadas pela sua alta prevalência em países tropicais como Brasil. Em Mato Grosso, existem poucos estudos que evidenciem características epidemiológicas destas doenças e a importância de felinos na cadeia epidemiológica. Em relação à Toxoplasmose, esta tem sido considerada, principalmente em programas pré-natais, mas sabe-se que a infecção pode ocorrer em qualquer faixa etária ou condição fisiológica. Em relação à casuística da Larva migrans visceral, poucos trabalhos científicos têm notificado a patologia em estados brasileiros. Provavelmente, a doença ocorre, mas o diagnóstico e/ou a notificação são sub-registrados.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, sendo esta, composta de prédios administrativos, pedagógicos, Hospital Veterinário, Posto de Saúde, Zoológico e áreas de lazer. Possui ainda centros de alimentação como o Restaurante Universitário e lanchonetes setoriais. Estes são os locais de maior concentração dos felinos.
A captura dos animais foi realizada com puçá, e após, imobilizados, estes foram anestesiados com Ketamina 5% (10 mg/Kg) e só então colocados em caixas de transporte e transladados ao Hospital Veterinário, onde eram colocados em gaiolas individuais. Durante a manutenção em cativeiro, as fezes emitidas foram coletadas para exame coproparasitológicos, utilizando-se: Técnicas de Sedimentação Simples (Hoffmann), Técnica de Flutuação (Willis Mollay) e, Esporulação in vitro, pela diluição das fezes com solução aquosa de Bicromato de Potássio a 2,5%, em placa de Petri.
Os animais eram considerados positivos, quando formas parasitárias eram encontradas e identificadas em pelo menos uma das técnicas de exame coproparasitológico.
RESULTADOS:
Dos 29 animais capturados (16 machos e 13 fêmeas) observou-se que: 28 (96,5%) estavam parasitados por Ancylostoma sp; 14 (48,2%) eram parasitados por Cystyisospora felis; 13 (44,8%) estavam parasitados por Platynosomum fastosum e apenas 1 (3,4%) animal foi considerado livre de parasitos.
Não foram encontrados ovos de Toxocara sp., assim como oocistos de Toxoplasma gondii.
CONCLUSÕES:
Foi observado uma alta prevalência de Ancylostoma sp, agente causador da Larva Migrans cutânea, revelando-se como um risco às pessoas que freqüentam o campus universitário, principalmente para aqueles que fazem uso de praças e parques com a finalidade de lazer e recreação.
Observou-se também uma alta prevalência de animais infectado por Cystyisospora felis e Platynosomum fastosum, não sendo estes de importância em saúde pública.
Objetivando a minimização dos riscos à saúde pública, os resultados aqui apresentados sujerem que deveria ser adotado métodos de controle populacional dos animais errantes no campus universitário da UFMT-Cuiabá.
Palavras-chave:  prevalência zoonoses; felinos; UFMT/Cuiabá.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004