IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
PROJETO MÃOS DADAS: UM ESTUDO DE CASO DO TREINAMEMTO E DESENVOLVIMENTO DE JOVENS EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO.
Alessandra Fernandes de Araújo Fernandes 1   (autor)   alessandrafafernandes@superig.com.br
Andréa Carolina Varela Souza 1   (autor)   
Edmar Campos Silva Leitão de Oliveira 1   (autor)   
Liliane Rocha Nunes 1   (autor)   lilianernunes@ig.com.br
Paulo Thiago Varela Souza 1   (autor)   
Rosenilda Azevedo Meira 1   (autor)   
Taiana Barreto 1   (autor)   
Thaisa Barreto 1   (autor)   
Adna Gardênia 1   (autor)   
Rosângela de Menezes Cortêz Bezerra 1   (orientador)   rosangelamcb@bol.com.br
1. Administração com Habilitação em Marketing- Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN - FARN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por finalidade oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento, nas quais o indivíduo pode ser considerado e mudar a atitude dos candidatos com várias finalidades, entre as quais, aumentar-lhes a motivação e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência. As estatísticas demonstram que os jovens na faixa etária de 16 a 24 anos correspondem a 20% da população economicamente ativa, mais representam 44% do total de desempregados. É uma desproporção: os jovens representam um quinto da força produtiva, mas concentram dois quintos dos desempregados. Sabedores desses fatos e conhecedores de nossa responsabilidade social elaboramos um projeto de extensão universitária que proporciona aos jovens estudantes da rede pública uma orientação que os tornam aptos a disputarem oportunidades de trabalho e, principalmente, a se manterem neste mercado altamente competitivo. Pesquisas do Sebrae e Senac constatam que as empresas não investem muito em treinamentos que abordem aspectos comportamentais. Identificamos a partir de então o diferencial da nossa proposta de extensão: preparar a nossa clientela para oferecer ao mercado indivíduos com conhecimentos técnicos e, principalmente, aptos a trabalharem em equipe e valorizarem a si e ao contexto no qual a empresa esteja inserida, identificando atitudes que os tornem especiais perante os empregadores.
METODOLOGIA:
Há alguns anos foi feito um levantamento no bairro de Lagoa Seca, em Natal, RN, e o problema da dependência química elegeu-se, pelos moradores, como prioridade. A partir de então a paróquia tem procurado resgatar esses jovens adolescentes dessa dependência, trabalhando em paralelo com as famílias. Após a identificação de um público de jovens dependentes químicos em sobriedade da comunidade São João que queriam ingressar no mercado de trabalho, mas não possuíam um currículo adequado, foram criados e oferecidos quatro módulos de treinamento, totalizando 20 horas cada, sobre: Qualidade no Atendimento, Marketing Pessoal, Relações Interpessoais e Empreendedorismo. Nos primeiros módulos, inscreveram-se 100 pessoas. Foi solicitado aos participantes o consentimento para a permanência do pesquisador na sala de aula para que através da observação direta, gravações e transcrições de entrevistas os dados fossem coletados. Esclareceu-se que o objetivo da pesquisa era de cunho científico, evitando que fosse confundida com propósitos políticos, econômicos ou individuais. Os dados foram coletados a partir de observações diretas com o consentimento dos participantes do treinamento, da gravação e transcrição de entrevistas individuais semi dirigidas com os participantes do curso, e de consultas a fontes documentais como: jornais, revistas, livros e web sites.
RESULTADOS:
Um dos problemas mais sérios relacionados com qualquer programa de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência. A avaliação deve considerar dois aspectos: determinar até que ponto o treinamento realmente produziu modificações desejadas no comportamento dos candidatos; demonstrar se os resultados do treinamento apresentam relação com consecução das metas do projeto. O programa de treinamento e desenvolvimento tem a finalidade de explicitar as diretrizes, as políticas e as ações de preparação e aperfeiçoamento do pessoal e contribuir para a melhoria da qualificação e para o alcance dos resultados esperados pelo projeto. Os resultados obtidos foram que de 450 alunos inscritos chegaram ao final do treinamento 85% deste total, mostrando um grau de 90% de satisfação. O treinamento poderá ser também comparado com outras abordagens para desenvolver os recursos humanos, tais como o aprimoramento das técnicas de seleção ou reestudo das operações de produção.
CONCLUSÕES:
Os resultados deste projeto foram os melhores possíveis, pois se constatou uma elevada participação dos alunos, com boa assimilação do conteúdo ministrado. Conseqüentemente, são os recursos vivos que têm uma enorme aptidão para o crescimento. Daí a necessidade de subsistemas de desenvolvimento de Recursos Humanos, englobando o treinamento e desenvolvimento. O principal produto deste projeto é a abertura de uma metalúrgica, pelos moradores da casa de apoio, e o ingresso no mercado formal de 15 egressos dos cursos que contará com o suporte da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Algumas empresas têm procurado a coordenação para firmar parcerias. Encontra-se em elaboração um banco de dados dos participantes que será disponibilizado para empresas do RN.
Palavras-chave:  Treinamento; Responsabilidade Social; Primeiro Emprego.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004