IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
ENTRE RAINHAS E MATRIARCAS: AS MULHERES DE VILA BELA NA LUTA PELA IDENTIDADE ÉTNICA 1970-2000
Silviane Ramos Lopes da Silva 1   (autor)   silvianehis@ig.com.br
Maria Adenir Peraro 2   (orientador)   maperaro@terra.com.br
1. Depto. de História, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
2. Depto. de História, Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
A trajetória cultural da etnia negra no Brasil tem sido marcada pela resistência à escravidão, ao preconceito, à discriminação, à marginalização. É nesse contexto, com um enfoque sobre a participação das mulheres negras na construção dessa resistência e da afirmação da identidade étnica, que este estudo se insere. Tendo como objetivo o registro das memórias e trajetórias de vida das mulheres negras de Vila Bela da Santíssima Trindade, município mato-grossense, buscando compreender sua participação na afirmação da identidade étnica dos negros vilabelenses. Em grandes linhas, é neste quadro histórico da resistência e da afirmação de uma identidade étnica em Vila Bela, que balizei a minha proposta de investigação, privilegiando o período 1970-2000. Trata-se de entender a participação feminina no processo de afirmação da identidade, e a construção de suas próprias identidades como mulheres negras.
METODOLOGIA:
A história oral e as fotografias dessas mulheres foram de suma importância para a realização dessa pesquisa, uma vez que além dessas fontes, contei ainda com uma gama de documentação manuscrita localizada no Arquivo Público de Mato Grosso. Assim permitiu-se junto aos critérios estabelecidos pela academia, dialogar entre as fontes, ou seja fazer o cruzamento dessas informações.
RESULTADOS:
Tomando como referência maior os relatos de suas memórias e as suas histórias de vida, que foram contextualizadas com o auxílio dessas fontes já mencionadas. Um aspecto fundamental na investigação sobre a identidade das mulheres negras de Vila Bela, proposta neste estudo, diz respeito à figura extraordinária de Tereza de Benguela. No imaginário dos negros e negras vilabelenses esta rainha negra, que comandou o quilombo do Quariterê, em especial nas últimas décadas, é uma referência importante, que parece ter sido re-significada nos conflitos inter-étnicos que se instalam em Vila Bela a partir dos anos 1970, com a chegada da frente de expansão capitalista. Lembrada como uma mulher guerreira, que lutou e administrou um quilombo em prol dos negros, ela é a imagem da força e símbolo feminino vilabelense. É este o quadro em que se colocam as questões que foram investigadas nesse estudo, que buscou reconstruir parte da história das mulheres negras de Vila Bela, atenta ás suas estratégias, suas manifestações culturais, sua participação política, sua contribuição para a afirmação da identidade negra e da sua própria identidade de mulher negra.
CONCLUSÕES:
As contribuições dos estudos até aqui mencionados permitem dimensionar, num contexto mais amplo, a história das mulheres vilabelenses na luta pela afirmação de suas identidades, em um contexto de acirramento dos conflitos inter-étnicos. Ou seja, levando em conta as especificidades do nosso objeto de investigação e buscando uma base empírica consistente para as nossas análises e conclusões.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  Mulheres; Identidade; Vila Bela.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004