IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PROJETO CIM: UMA PONTE ENTRE A COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO.
Alexandra Lopes da Costa 1   (autor)   
Melly Fátima Goes Sena 1   (autor)   melly@cick21.com.br
Natacha Simei Leal 1   (autor)   natachaleal@hotmail.com
Sônia Maria Leite de Oliveira 1   (autor)   sonatas_24@hotmail.com
Marlei Sigrist 2   (orientador)   profª ms.
1. Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS
2. Departamento de Artes Visuais - UFMS
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo compreender e caracterizar as atividades realizadas pelo “Projeto Cim - Centro de Memória, Imagem e Documentação de Mato Grosso do Sul”, no ano de 2003, nas escolas municipais de Campo Grande-MS. Alicerçados nas informações do livro Chão Batido, de Marlei Sigrist, alunos do ensino fundamental conheceram, vivenciaram e reproduziram as manifestações folclóricas regionais.
METODOLOGIA:
Com intuito de aglutinar os estudos de Folkcomunicação, proposta por Luiz Beltrão, com a investigação do desenvolvimento das atividades do Projeto CIM, fora realizado uma pesquisa do vídeo documentário e a cobertura jornalística da impresa local, segundo a metodologia proposta por BAKTIN (1999). Com intuito de aglutinar os estudos de Folkcomunicação, proposta por Luiz Beltrão, com a investigação do desenvolvimento das atividades do Projeto CIM, fora realizado uma pesquisa do vídeo documentário e a cobertura jornalística da impresa local, segundo a metodologia proposta por BAKTIN (1999). A análise do fenômeno parte do enfoque de BENJAMIM (2000), em que ele apresenta as “diversas possibilidades de abordagem da Folkcomunicação dentro de um contexto híbrido de ocorrência”. (BENJAMIM, citado por SANTOS, 2001, p. 01).
RESULTADOS:
Com enorme vontade pedagógica de proporcionar a sociedade civil maior contato com a história e as tradições de Campo Grande, o Projeto Cim preconizado pela Fundação Barbosa Rodrigues e o Grupo Correio do Estado ganharam visibilidade intensiva na TV Campo Grande e nas diversas rádios locais, que teve como seu apogeu a apresentação do desfile do aniversário da cidade. Filmado e transformado em vídeo-documentário pela Fundação, que desta forma resguardou o valor desta enriquecedora empreitada, sobretudo porque viabilizou o registro da documentação histórica da festividade, revelando inclusive o caráter político do ato. Visto que o desfile reuniu considerável parcela da população ao redor do mesmo espaço, facilitando os elos de sociabilização de nosso povo, que se esbaldou com a deliciosa marcha dos estudantes que se apresentavam com grande alarde e entusiasmo, cantando, dançando e se exibindo quase que como numa escola de samba, a totalidade das imagens produzidas seduziu os campograndesses, seja pela sua forma, seja pela sua cor, mas principalmente por tornar compreensíveis visualmente as tão ricas tradições folclóricas presentes em Mato Grosso do Sul, estreitando nossos laços de identificação com elas.
CONCLUSÕES:
No desfile notou-se a sua "carnavalização, não só pelas fantasias dos participantes, evolução das alas, mas também a descontração. Com o objetivo de divulgar o folclore regional aos alunos e a sociedade campograndesse, fizeram um resgate a cultura popular do Estado de Mato Grosso do Sul e utilizaram o desfile para mostraram o que apreenderam em sala de aula no conjunto de imagens produzidas, com a sensibilização dos transeuntes para os "valores políticos e sociais formadores de uma identidade coletiva." (CHAMON, 2002, p.597). O evento proporcionou a vivificação da identidade regional e cidadania, tendo a mídia como fundamental instância de difusão e mediação entre o poder público, a sociedade civil e a festa popular.
Instituição de fomento: CNPq/PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Mídia; Identidade Regional.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004