IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E DESCOLONIZAÇÃO DE Staphylococcus aureus DOS ACADÊMICOS DO ESTÁGIO DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA DA FAFISC-FUNEC
Amábile Munique Trindade Ambrósio 1   (autor)   amabille22@yahoo.com.br
Denise Santos Heler 1   (autor)   deniseheler@yahoo.com.br
Paulo Tostes Júnior 2   (orientador)   tostes@funec.br
1. Graduanda em Fisioterapia, Departamento de Microbiologia / Fundação Educacional de Caratinga / Funec
2. Prof. Mestre do Departamento de Microbiologia da Fundação Educacional de Caratinga - Funec
INTRODUÇÃO:
: O presente trabalho teve como objetivo identificar os portadores saudáveis de S. aureus na flora normal das fossas nasais dentre os acadêmicos do décimo período de Fisioterapia estagiando em Fisioterapia Respiratória, e em seguida aplicar um protocolo de descolonização dos portadores. O interesse desse estudo surgiu a partir da notificação do alto índice de portadores saudáveis deste microorganismo em profissionais que atuam em ambiente hospitalar, podendo o portador saudável oferecer risco de contaminação para o paciente imunodeprimido.
METODOLOGIA:
Foram realizadas três coletas: uma inicial, outra após a descolonização dos que se apresentaram portadores, e uma última ao final do período de estágio, em cada um dos grupos. A coleta foi realizada por meio de swab nasal, e após esse procedimento foram realizados três testes seletivos para S. aureus: Teste Coagulase em lâmina, Teste da Catalase e Teste DNase. O protocolo de descolonização utilizado foi o uso de Bactobran e Clorohexidina.
RESULTADOS:
Entre os acadêmicos que participaram do estudo foram obtidos os seguintes resultados: 17,64% apresentaram-se colonizados e com a aplicação do protocolo aos mesmos, o resultado obtido foi de 100% de descolonização de S. aureus.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que o protocolo de descolonização aplicado foi eficaz e sugere-se que o ambiente terapêutico somado às horas diárias e ao tipo de serviço prestado pelo terapeuta não foram suficientes para alteração da flora normal dos acadêmicos.
Instituição de fomento: Fundação Educacional de Caratinga - Funec
Palavras-chave:  Descolonização; portadores saudáveis; Staphylococcus aureus.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004