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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 6. Serviço Social do Trabalho
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O SENTIDO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO DISCURSO EMPRESARIAL
Maria Virgínia Borges Amaral 1   (orientador)   mvba@ccsa.ufal.br / Profa. Dra.
Adielma Lima do Nascimento 1   (autor)   adielmalima@ig.com.br / Pesquisadora - Pós-Graduanda
Fernanda Karla Eleutério dos Santos 1   (autor)   nandaeleuterio@bol.com.br / Pesquisadora - Graduanda
Alexandra Calaça de Oliveira 1   (autor)   axxa@bol.com.br / Pesquisadora - Graduanda
Janeleusa de Oliveira Santos 1   (colaborador)   janeleusa@hotmail.com / Pesquisadora - Pós-Graduanda
Aline de Almeida Araújo 1   (colaborador)   al-al-ar@ig.com.br / Pesquisadora - Graduanda
Maria Adriana da Silva Torres 1   (colaborador)   
1. Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
Argumenta-se, no mundo empresarial, que as relações de trabalho se transformaram; não se identificaria mais o conflito entre as partes envolvidas nestas relações: empregador e empregado fariam parte de um processo de negociação e acordo, conjugando interesses. Para que as chamadas novas relações de trabalho resultem em aumento de qualidade e produtividade das empresas, assim como em melhoria das condições de vida dos trabalhadores, põe-se uma série de exigências para os profissionais envolvidos nessa área específica e fundamental da sociedade contemporânea. Neste sentido, o presente estudo trata sobre os processos de significação que sustentam e orientam as práticas de gerenciamento dos recursos humanos em empresas de Maceió e que se apresentam como voltadas para melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários e da sociedade através de programa de responsabilidade social. A proposta de pesquisa que apresentamos têm como principais objetivos: identificar as ações componentes dos programas de qualidade de vida e de responsabilidade social desenvolvidos por empresas de Maceió, bem como os mecanismos de incentivo dados às empresas pelo governo para o desenvolvimento dessas ações e analisar o sentido de responsabilidade social produzido pelo discurso dos empresários e trabalhadores em empresas de Maceió.
METODOLOGIA:
Este estudo tem como base os pressupostos de uma pesquisa de campo, integrando-se as abordagens quantitativa e qualitativa e estabelecendo-se a mediação entre a teoria e a realidade estudada. As etapas e os instrumentos desta pesquisa são: a) Pesquisa Bibliográfica - levantamento e estudo da literatura sobre o assunto para que se possa elaborar um quadro de referência teórica sobre a temática em estudo; b) Pesquisa Documental - levantamento e estudo de documentos dos órgãos: SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SESI - Serviço Social da Indústria, SESC - Serviço Social do Comércio, CRESS - Conselho Regional de Serviço Social e ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, fomentadores de programas de qualidade de vida e de responsabilidade social junto às empresas; c) Pesquisa de Campo - c.1) Levantamento e estudo de empresas de Maceió que desenvolvem programas de qualidade de vida e responsabilidade social; c.2) Elaboração e aplicação do instrumental de pesquisa - questionário e roteiros de entrevistas; c.3) Realização e entrevistas junto aos sujeitos envolvidos nos programas de qualidade de vida e responsabilidade social: gerentes de recursos humanos e funcionários das empresas selecionadas para o estudo e, c.4) Definição e análise do corpus da pesquisa a partir dos dados coletados em entrevistas, revistas, jornais e sites que tratam sobre a temática em estudo.
RESULTADOS:
Para identificar as empresas que desenvolvem ações de qualidade de vida e responsabilidade social, foi elaborado um banco de dados composto por 89 empresas de Maceió cadastradas nos seguintes órgãos: SENAI, SESI, SESC, CRESS e ABRH. Das empresas que formam o banco de dados, identificou-se que 34 (38,20%) fazem algum tipo de ação social, 13 (14,61%) não desenvolvem nenhum tipo de ação voltada para o social e 42 (47,19%) não prestaram informações. Dentre as 34 empresas que desenvolvem algum tipo de ação social, 05 empresas (14,07%) fazem doações a entidades filantrópicas; 14 empresas (58,08%) desenvolvem ações de responsabilidade social interna e 15 empresas (26,04%) realizam ações de responsabilidade social interna e externa. Diante destas informações, foram selecionadas 04 empresas (duas no ramo industrial, uma comercial e uma prestadora de serviços) para objeto de estudo, atendendo aos seguintes critérios: possuir representatividade no mercado local, possuir mais de 100 funcionários e desenvolver ações de responsabilidade social interna e externa. Foram realizadas entrevistas com os gerentes de R.H. nas 04 empresas selecionadas para a construção dos quadros de indicadores de responsabilidade social interna e externa nas empresas. Outro resultado a ser apresentado resulta da coleta de dados de 221 enunciados sobre responsabilidade social interna e externa a partir dos estudos bibliográficos realizados durante toda a pesquisa.
CONCLUSÕES:
Nota-se uma disparidade entre os programas de responsabilidade social realizados pelas empresas do cenário nacional e as empresas alagoanas. A maioria das ações desenvolvidas por empresas de Maceió, ainda está inadequada aos padrões exigidos pelo mercado. Estas dão mais ênfase às ações de responsabilidade social interna direcionada aos funcionários da empresa, enquanto que as ações de responsabilidade social externa, voltada à comunidade, baseiam-se em patrocínios a projetos e doações a ONGs; uma prática extremamente filantrópica. Os empresários do cenário nacional mostram-se preocupados em distanciar-se da associação de suas ações como sendo filantrópicas, preferindo ter a imagem de sua empresa vinculada a de uma empresa cidadã. E para comprovar a eficiência de seus programas, há uma verdadeira corrida na busca de certificados, normas, selos e prêmios que os ratifiquem. Os setores responsáveis pelo desenvolvimento destes programas são os de recursos humanos e marketing. Isso demonstra a preocupação da empresa para criar uma imagem de empresa consciente de seu papel social ou empresa-cidadã. Um dos principais retornos por parte das empresas ao investirem em ações de responsabilidade social é o reconhecimento por parte dos funcionários e consumidores; a satisfação em proporcionar o bem-estar aos clientes internos e sociedade; redução das faltas dos funcionários, além do exercício da cidadania.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Responsabilidade Social; Cidadania Empresarial; Qualidade de Vida.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004