IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
Telejornal Comunitário "O Povo Reclama" e Associação de Moradores - Uma relação contraditória .
Cláudio Aurélio Leal Dias Filho 1, 2   (autor)   claudiolegal@bol.com.br
Gilson Moraes Costa 2   (autor)   gilcosta@pop.com.br
Luis Galeti 3   (orientador)   
1. Depto. de Ed. Artística da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
2. Comunicação Social , Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
3. Depto de Sociologia, Universidade Federal de Mato Grosso  UFMT
INTRODUÇÃO:
A mídia vem se colocando cada vez mais presente na vida cotidiana dos indivíduos. A Televisão passa a ter um papel muito importante na vida dos telespectadores, pois é usada como um meio de (re)construir uma determinada realidade intervindo na cultura política dos indivíduos. Neste contexto, muitos movimentos de cunho reivindicativo teriam sido sistematicamente suplantados pelo poder da mídia. Nesta pesquisa observamos a utilização da televisão como uma ferramenta, na qual os telespectadores, através do telejornal de cobertura regional, expõem seus problemas cotidianos de caráter infra-estrutural, e procuram, através da intermediação destes meios, um posicionamento do Estado com vistas a soluções para estes problemas. A pesquisa traz como preocupação central, observar se a prática de intermediação entre o indivíduo e o Estado, através do telejornal, vem ocupando o espaço da Associação de Moradores no que tange ao campo das reivindicações por infra-estruturas urbanas como moradia, postos de saúde, pavimentação, enfim serviços de urbanização em geral. O estudo da intermediação da mídia, entre os moradores dos bairros de periferia e o Estado , é importante para melhor entender os avanços, retrocessos e articulações estabelecidos nas reivindicações por melhores condições de vida pelas camadas populares na cidade de Cuiabá e Várzea Grande ; bem como para apontar reflexões sobre a conjuntura de desmobilização dos movimentos sociais urbanos presentes nesta região.
METODOLOGIA:
Para qualificação teórica do trabalho, recorremos à leitura de bibliografias que fazem discussões sobre a mídia dentro do contexto sócio-político da atualidade e que trouxessem contribuições a respeito dos movimentos sociais urbanos, discutindo o seu relacionamento com o Estado e com os meios de comunicação. Posteriormente partimos para a investigação tentando contemplar a análise a partir de três pilares principais: a visão dos entrevistados em relação ao telejornal; o discurso do telejornal; e a conjuntura atual das entidades associativas dos moradores. Para identificar os moradores que utilizaram a mídia como meio para expor os problemas infra-estruturais de seu Bairro, optamos por trabalhar com um único telejornal, a partir do qual selecionamos os casos pesquisados. O telejornal escolhido foi o Povo Reclama do grupo Gazeta de Comunicação da cidade de CuiabáMT  afiliada da rede Record, veiculado de segunda a sexta-feira no canal 10 com meia hora de duração (10:30  11:00 hs). A pesquisa de campo foi realizada mediante duas fases: Em um primeiro momento selecionamos um determinado número de casos a partir do acompanhamento dos programas previamente gravados em VHS e, em seguida, investigamos mais detidamente um número de 19 pessoas realizando a aplicação de questionário contendo dez perguntas fechadas e sete perguntas abertas a fim de identificar os motivos que os levaram a fazer uso do telejornal e sua relação com Associação de Moradores do seu bairro. Após esta etapa, quantificamos e fizemos uma análise qualitativa da investigação.
RESULTADOS:
Entrevistamos os telespectadores que utilizaram do telejornal o Povo Reclama para buscar a solução de problemas infra-estruturais do seu bairro. Posteriormente, foram selecionados 14 entrevistas que melhor se adequaram aos critérios previamente estabelecidos pela pesquisa. Quando questionados sobre os motivos que os levaram a procurar o telejornal, 51,1% dos entrevistados responderam que a facilidade de ter acesso ao telejornal motivou a procura; 35,7% responderam : a eficácia do telejornal; 28,5% responderam que tinham o objetivo de tornar público o problema e 28,5% procuraram o telejornal porque não tiveram respostas em outros meios. Quando comparamos a eficácia da atuação das Associações de Moradores e o telejornal, 85,7% dos entrevistados apontaram este último como o meio mais eficiente para a resolução dos seus problemas. Na prática, dos casos pesquisados, apenas dois foram resolvidos de fato e três foram de alguma forma encaminhados (verificou-se a presença de algum representante da Prefeitura no local do problema). Em 64,2% dos casos , os entrevistados antes de recorrerem ao telejornal buscaram contato com a entidade do seu bairro , para de alguma forma solucionar o problema. O que demonstra que a busca do telejornal , na maioria dos casos veio como segunda opção.
CONCLUSÕES:
Os entrevistados se deparam com a ausência de serviços urbanos básicos em suas comunidades e são afetados com as conseqüências de um processo de urbanização desequilibrado, onde as populações periféricas são as mais atingidas com o descaso do Estado. Estas populações não estão organizadas para somarem forças a fim de encaminharem suas reivindicações de forma coletiva. As entidades associativas dos moradores entrevistados estão inseridas em um quadro de desmobilização e descrédito, no qual a ausência de seus representantes e a falta de respaldo popular, dificultam qualquer atividade no sentido de encaminhar as reivindicações apresentadas pelos moradores. Assim, não encontrando respostas em outros meios, os entrevistados partiram em busca da utilização do telejornal o Povo Reclama. Por possuir características populistas, através de um discurso que se articula de forma carismática com os reclamantes, o programa consegue atrair essas pessoas que vivem muitas vezes em situações de desespero e desesperança. O telejornal torna-se um intermediário entre os moradores entrevistados e o Poder Público Municipal. Ao optar pelo telejornal e desvalorizar a ação coletiva, os indivíduos e a sociedade em geral perdem uma oportunidade de vivência, educativa e transformadora, já que a busca desta experiência coletiva poderia estimular a troca de informações e experiência entre os moradores, atribuindo a estes o papel de protagonistas das suas reivindicações.
Palavras-chave:  Comunicação; Movimentos Sociais; Recepção.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004