IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CONSIDERADOS ESSENCIAIS PELOS PROFESSORES/PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAVAM COM ATIVIDADES AQUÁTICAS EM ESCOLAS, CLUBES, ACADEMIAS E HOTÉIS EM CAMPO GRANDE - MS
Daniely Lopes da Silva 1   (autor)   danyalyson@zipmail.com.br
Maryelle Graça Rodrigues 1   (autor)   maryelle@agenciatec.com
Edson Paes da Silva 1   (autor)   edson_paes@hotmail.com
Igor Lucas Gomes dos Santos 1   (autor)   igorlucas@hotmail.com
Renato Rodrigues Caetano 1   (autor)   renatocaetano2003@ig.com.br
Juliana de Figueiredo Metzker 1   (autor)   ju_metzker@hotmail.com
Luzineth Alves do Espírito Santo 1   (autor)   luzineth.alves@zipmail.com.br
Sandra Maria Lovatto 1   (autor)   sandralovatto@bol.com.br
Fabiana Ricci Jacon 1   (autor)   fabiana_edf@hotmail.com / Profa.
Claudia Aparecida Stefane 1   (orientador)   claustefane@hotmail.com / Profa. Dra.
1. Grupo de Estudos em Ciências do Esporte - Departamento de Educação Física - UFMS
INTRODUÇÃO:
Ao término de um curso superior espera-se que o graduado esteja habilitado e capacitado para exercer com qualidade a sua profissão. Ao longo da formação, os acadêmicos, tanto do sexo feminino como do sexo masculino, tiveram, se cursaram a mesma instituição de ensino superior, os mesmos conteúdos e foram submetidos a processos pedagógicos semelhantes. Formados, esses professores/profissionais irão desenvolver suas atividades em áreas específicas, por exemplo, o ex-acadêmico em Educação Física deverá estar preparado para ser um treinador, personal trainer, pesquisador e/ou professor, como também poderá atuar em diversos segmentos tais como: escolas, clubes, academias, hotéis e outros. Entre as várias atividades físicas, professor/profissional de Educação Física poderá se dedicar a área de atividades aquáticas. Tendo como base esse contexto foi que surgiu o seguinte questionamento: Quais os conhecimentos e as competências que os professores/profissionais do sexo feminino e do sexo masculino consideram importantes para o professor/profissional que atua com atividades aquáticas em Campo Grande - MS? Deste modo, o presente estudo tem por objetivo comparar as opiniões dos professores/profissionais, do sexo feminino e masculino, quanto as competências e os conhecimentos necessários para prática profissional com atividades aquáticas.
METODOLOGIA:
Este estudo fez parte de um projeto maior que teve como objetivo caracterizar o universo dos estabelecimentos que ofereciam atividades aquáticas. Os dados foram coletados pelos alunos do terceiro ano de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, durante o primeiro semestre de 2003, como pré-requisito da disciplina de "Natação I". O estudo teve caráter descritivo-exploratório (Thomas e Nelson, 2002), que busca expor fatos e dados estatísticos da realidade, e pode através dessas informações solucionar problemas e melhorar as aulas práticas. Participaram desta pesquisa 39 professores/profissionais que atuavam com atividades aquáticas em escolas, clubes, academias e hotéis na cidade de Campo Grande - MS. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: questionário, roteiro de observação e entrevista. Para este estudo em particular, foram utilizados somente as questões pertinentes as competências e os conhecimentos que os professores de Educação Física julgavam essenciais para o exercício profissional com atividades aquáticas, relacionando sempre ao sexo do respondente.
RESULTADOS:
Dos 39 professores/profissionais de Educação Física que atuavam com atividades aquáticas, 25 eram do sexo feminino, 11 do sexo masculino e três não responderam as questões relativas aos conhecimentos e as competências para o exercício de tal atividade profissional. Os principais conhecimentos citados pelas professoras/profissionais foram: fisiologia (com 15 citações); anatomia (14 citações) e biomecânica (seis citações). Para os professores/profissionais do sexo masculino os conhecimentos sobre anatomia e fisiologia foram citados, respectivamente, por oito professores/profissionais. Quanto as competências necessárias para a prática com atividades aquáticas, das 25 professoras/profissionais (sexo feminino), quinze citaram ser essencial saber organizar e aplicar o planejamento didático-pedagógico das aulas e 13 disseram ser fundamental dominar os processos de ensino e de avaliação. Os professores/profissionais do sexo masculino apontaram que o domínio corporal dos movimentos e sua conseqüente demonstração (quatro citações), eram competências imprescindíveis para propor estratégias de ensino adequadas aos alunos.
CONCLUSÕES:
Comparando os resultados obtidos nesta pesquisa pode-se concluir que tanto os professores/profissionais do sexo feminino quanto os do sexo masculino concordavam que o professor/profissional da área aquática necessitava de conhecimentos sobre fisiologia e anatomia. Apesar destas indicações de conhecimentos serem pertinentes, elas denotam uma visão superficial dos mesmos, pois outros conhecimentos, tais como: as condições psicológicas e de saúde dos praticantes, conhecimento de métodos de ensino, da mecânica dos nados, dos princípios hidrodinâmicos, são igualmente relevantes para uma prática profissional em atividades aquáticas. Analisando os dados dos professores/profissionais do sexo masculino pode-se notar que as condições físicas e estruturais dos locais de trabalho e a experiência prática determinam as opiniões sobre os conhecimentos e competências necessárias para o trabalho com atividades aquáticas. Esta afirmativa está baseada na importância atribuída a demonstração dos movimentos, pois segundo eles essa competência era fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. As professoras/profissionais do sexo feminino por estarem ligadas mais a escola e aos processos pedagógicos dos nados acrescentaram ainda ser necessário dominar os processos de ensino e de avaliação. Através dessa comparação foi possível observar que, mesmo atuando na mesma área, eles mudavam os conceitos sobre conhecimentos e competências para atuar com atividades aquáticas conforme o sexo.
Palavras-chave:  Competência; Atividades aquáticas e conhecimentos; Profissionais de Educação Física.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004