IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE FORMAÇÃO E DE GENERALIZAÇÃO DE CONCEITOS COMO APORTE À MELHORIA DA APRENDIZAGEM
Roberto Lopes de Abreu 1   (autor)   rabreu@ime.uerj.br
Cristiana Padilha Leal de Meirelles 2   (colaborador)   cristiana@ime.uerj.br
Cynthia Maria Ferreira Marques 2   (colaborador)   Cynthia_marques@yahoo.com.br
Jeane Cezário 3   (colaborador)   Spider-chist@bol.com.br
Luciana Brasil Sondermann 2   (colaborador)   Luciana@ime.uerj.br
Marcela Cristina Luz Barbosa 2   (colaborador)   lelaclb@ig.com.br
Raquel Medina Amaral 2   (colaborador)   Medina@ime.uerj.br
Roberta Marcele Vaz da Costa 2   (colaborador)   robertamvc@ig.com.br
Sandra Silva de Lima 2   (colaborador)   sslima@ime.uerj.br
Warny Augusto da Silva Marçano 2   (colaborador)   warny@ime.uerj.br
1. Professor do Departamento de Estruturas Matemáticas
2. Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática - Estagiário
3. Aluno do Curso de Informática - Estagiário
INTRODUÇÃO:
O baixo desempenho dos estudantes constitui um dos mais graves problemas educacionais do País, com reflexos negativos no seu desenvolvimento científico e tecnológico. Portanto, a busca de mecanismos que contribuam para a superação desse problema apresenta relevância significativa como contribuição para o desenvolvimento da Nação. Atribuir às condições sociais e econômicas desfavoráveis a responsabilidade pelo baixo desempenho escolar dos estudantes, como tem sido comum, nos parece uma prática esgotada, uma vez que os indicadores oficias evidenciam que esse problema vem se agravando, a despeito de muitas medidas tomadas no sentido de minimizar os efeitos de tal situação. Nosso entendimento é de que o baixo desempenho resulta de dificuldades no processo de aprendizagem as quais apresentam raízes no processo de ensino, mais precisamente no desenvolvimento insuficiente das habilidades de formação e de generalização de conceitos. Esse trabalho tem por objetivo investigar a influência, no desempenho escolar, do desenvolvimento insuficiente das habilidades citadas e elaborar mecanismos que contribuam para a superação das dificuldades de aprendizagem, através do desenvolvimento das habilidades mencionadas em níveis adequados. Os estudos já realizados demonstram, por um lado, que tal desenvolvimento, de fato, constitui um aporte significativo para a melhoria da aprendizagem e, por outro lado, que existem outros fatores que precisam ser melhor investigados.
METODOLOGIA:
A pesquisa é operacionalizada no âmbito da disciplina Introdução à Lógica, ministrada pelo autor e através de três habilidades básicas, cujo desenvolvimento conjugado concretiza a formação e a generalização de conceitos: identificação de indícios essenciais; elaboração do conteúdo no grau de generalização adequado e domínio da linguagem. A investigação se processa sobre uma amostra constituída por dois grupos de estudantes: um, composto pelos alunos da UERJ matriculados na disciplina citada e outro formado por alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. A promoção do desenvolvimento das habilidades básicas se faz através da priorização de atividades coletivas desafiadoras nas aulas da disciplina e com a realização de atividades de formação e de controle, com aplicação de instrumentos específicos da pesquisa. As primeiras são coletivas, trabalham o conteúdo da disciplina, facilitam o desenvolvimento de cada uma das habilidades básicas separadamente. As segundas são individuais, trabalham as três habilidades básicas de modo conjugado e buscam estabelecer o progresso alcançado pelos alunos durante o processo. Cada uma dessas atividades cumpre, também, secundariamente, o objetivo de identificar fragilidades do processo e dificuldades encontradas pelos alunos. Os resultados são submetidos à analises qualitativas e gráficas, através de comparações do desempenho escolar dos alunos com maior e com menor desenvolvimento das habilidades básicas.
RESULTADOS:
Os resultados referem-se à pesquisa realizada no segundo semestre letivo de 2003, sobre uma amostra constituída pelos alunos matriculados na disciplina Introdução à Lógica, ministrada pelo autor na UERJ. Tais resultados estão sintetizados numa análise comparativa entre o grupo de alunos que alcançaram maior nível de desenvolvimento das habilidades básicas de formação e de generalização de conceitos e o grupo daqueles que alcançaram menor nível de tal desenvolvimento, relativamente ao desempenho escolar, representado por intervalos de notas referentes às médias finais na disciplina. Com respeito à habilidade de identificação de indícios essenciais, os alunos com alto grau de desenvolvimento apresentaram maior concentração (cerca de 70%) na faixa entre médias 8,0 e 10, enquanto os alunos com baixo nível de desenvolvimento apresentaram maior concentração (cerca de 50%) na faixa entre 5,0 e 7,0. Relativamente à habilidade de elaboração do conteúdo do conceito no nível de generalização adequado, 80% dos alunos com maior desenvolvimento se concentraram na faixa entre 7,0 e 10, enquanto 70% daqueles com menor desenvolvimento ficaram na faixa entre 5,0 e 7,0. Com relação ao domínio da linguagem, todos os alunos com alto desenvolvimento lograram o desempenho máximo: tiveram médias finais entre 8,0 e 10. Já entre aqueles com baixo desenvolvimento dessa habilidade, 40% se concentraram na faixa de 5,0 a 7,0 e 35%, na faixa entre 7,0 e 8,0. O maior desenvolvimento da habilidade corresponde à menção "ótimo" atribuída ao aluno, referente à última atividade de controle, realizada ao final do processo e o menor desenvolvimento corresponde à menção "insuficiente", atribuída do mesmo modo. Pode-se observar que os alunos que desenvolveram mais as habilidades se concentraram nas faixas superiores de notas, enquanto que os que desenvolveram menos se concentraram nas faixas inferiores.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos comprovam a eficiência da metodologia e dos instrumentos utilizados, pois mais de 60% dos alunos alcançaram maior nível de desenvolvimento das habilidades. Fica demonstrado que as três habilidades básicas exercem uma influência significativa na aprendizagem: Pelo menos 80% dos os alunos que alcançaram maior nível de desenvolvimento se concentraram no grupo de maior êxito, correspondente às médias entre 7 e 10, sendo que nos casos da identificação de indícios e do domínio da linguagem, esse percentual foi de 100%. Quanto aos alunos que apresentaram desenvolvimento insuficiente das habilidades, apenas a metade - no caso da linguagem - e menos da metade, nos outros dois casos, se posicionaram nesse grupo.
Esses resultados podem ser explicados pelo fato de que o domínio da linguagem é independente das outras duas habilidades; a identificação dos indícios essenciais sofre forte influência da linguagem e a elaboração do conteúdo depende de modo significativo das outras duas habilidades.
Ainda que os resultados comprovem que os objetivos foram alcançados de modo satisfatório, fica evidente a necessidade de um maior aperfeiçoamento dos instrumentos, tanto no âmbito das atividades próprias da pesquisa (de formação e de controle) como no que concerne à avaliação do desempenho escolar.
Instituição de fomento: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Palavras-chave:  generalização; aprendizagem; ensino.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004