IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 6. Serviço Social do Trabalho
CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE TRABALHO DE RONDÔNIA E AS DEMANDAS POSTAS AO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Dulce Teresinha Heineck 1, 2, 3   (autor)   servicosocialjp@ulbra.br
Natália Gava Cardoso 4   (autor)   nataliagavajp@yahoo.com.br
Shalimar Alcântara Souza 4   (autor)   shalimarjp@yahoo.com.br
1. Graduada em Serviço Social, Especialista em Metodologia do Ensino nas Diversas Áreas do Conhecimento
2. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau/FURB
3. Coordenadora, Professora e Pesquisadora do Curso de Serviço Social do CEULJI/ULBRA
4. Bolsista de Iniciação Científica/CEULJI/ULBRA
INTRODUÇÃO:
A pesquisa de iniciação científica realizada pelas acadêmicas do curso de serviço social do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA está ligada a área do serviço social aplicado. Apresenta a realidade do mercado de trabalho de Rondônia quanto à profissão de assistente social. Demonstram quais são as demandas atuais postas pelo mundo do trabalho e como os profissionais da área vêm habilitando-se a atuar frente a tais demandas, apresenta também a percepção do empresariado e do setor público quanto ao trabalho do serviço social nos dias atuais. Destaca a forma como os projetos na área social vêem sendo desenvolvidos e se estes estão sendo relevantes ou não para a sociedade de Ji-Paraná e municípios vizinhos.
METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa recorreu-se a fontes bibliográficas específicas sobre o tema, tanto via impressa, quanto via on-line. Recorreu-se também à pesquisa de campo. Na pesquisa de campo foram enviados questionários via correio e via eletrônica a duzentos e vinte assistentes sociais do Estado de Rondônia, questionários esses que deveriam ser respondidos e retornados à instituição CEULJI. Foram efetuadas ainda entrevistas diretas com prefeitos, secretários de ação sociais e empresários da região. Dos duzentos e vinte questionários enviados apenas vinte e dois profissionais de serviço social reenviaram os formulários respondidos.
RESULTADOS:
Dos profissionais entrevistados dezesseis deles possuem especialização e nenhum possui mestrado ou doutorado. O tempo de atuação no Estado de Rondônia varia de três a vinte anos. As áreas de atuação predominantes são judiciário e a saúde. Quanto à atualização profissional e participação em eventos científicos nos últimos três anos apenas uma não se atualizou e nove delas apresentaram pesquisas em eventos científicos, sendo que duas tiveram publicações em revistas. Das profissionais pesquisadas apenas nove atuam em projetos sociais e três estão coordenando-os. Quanto à questão da requisição do trabalho profissional dezesseis delas responderam que é um trabalho bastante requisitado enquanto que as demais definem como pouco requisitado. Na análise do mercado de trabalho, dezessete profissionais destacam que existem muitas vagas e quatro que existem poucas. Quanto ao trabalho na área social na visão dos profissionais existem limitações como baixos salários, interferência política e falta de condições gerais de trabalho, na visão do setor público o trabalho é significativo, existem vagas, porém a receita dos municípios é que não permite maior contratação e, na visão empresarial o trabalho é muito importante devido aos incentivos fiscais e o reconhecimento da sociedade e de seus consumidores quanto à responsabilidade social da empresa.
CONCLUSÕES:
A pesquisa apresenta subsídios concretos para a elaboração de um projeto político - pedagógico do curso que direcione uma formação profissional que seja capaz de articular em todos os momentos a questão teórica com a questão prática da profissão, e assim, oferecer uma formação que permita ao futuro profissional capacitar-se para intervir na questão social do Estado de forma ética e comprometida com um processo de melhoria da qualidade de vida dos usuários e com um projeto de sociedade transformador.
Palavras-chave:  Serviço Social; Formação Profissional; Demandas do Mercado de Trabalho.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004