IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
SAÚDE E EDUCAÇÃO: AÇÕES INTERDISCIPLINARES NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Edsângela da Costa Silva 1   (autor)   edsangela.silva@bol.com.br
Dayane Fernandes Messias 2   (colaborador)   dayane_messias@hotmail.com.br
Margot Barbosa Schulze 3   (orientador)   
1. Graduanda em Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Graduanda em Direito, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3. Profa. Dra. do Depto. de Serviço Social, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
O Programa Saúde da Família (PSF) representa uma estratégia para reverter à forma atual de prestação a assistência a saúde, qualidade de vida e intervenção nos fatores que colocam em risco a saúde, promovendo uma prática interdisciplinar numa ação intersetorial. Nesse sentido o objetivo dessa pesquisa limitou-se saber quem são as pessoas envolvidas na escola Vivendo e Aprendendo e quais suas percepções sobre a atuação do Projeto da Escola de Alfabetização de Jovens e Adultos PEAJA-PSF-Tambor I.
METODOLOGIA:
A pesquisa compreendeu um estudo com abordagem quantiqualitativa, com uma população pesquisada constituída por 18 alunos/usuários do PSF, 01 professora da Escola de Alfabetização de Jovens e Adultos, 04 profissionais da saúde e 01 agente comunitário de saúde (ACS), todos do PSF-Tambor. Para a coleta de dados foram utilizados questionários semi-estruturados, complementados por entrevistas, com auxílio do gravador, observação do funcionamento do PEAJA-PSF-Tambor I, participação nas aulas dos usuários/alunos, consulta aos documentos da Unidade e anotações no diário de campo.
RESULTADOS:
Na análise dos dados detectou-se que as pessoas envolvidas no PEAJA-PSF-Tambor I caracterizam-se pela totalidade do sexo feminino, predominando com 64% a faixa etária entre 29-61 anos; 61% sobrevivem com um salário mínimo; 67% não tiveram passagem anteriormente pela escola; 78% dos alunos utilizam o PSF. Observou-se na percepção dos envolvidos que a totalidade dos profissionais da saúde (médica, enfermeira, assistente social, auxiliar de enfermagem), agentes comunitários de saúde, professora e alunos, alegaram estar satisfeitos com o projeto, afirmando ajudar positivamente no desenvolvimento social, cognitivo e motor dos alunos, a melhorar a auto-estima, a resgatar a cidadania, a construir um novo conceito de saúde, diminuir o analfabetismo e estimular as lutas da comunidade por melhores condições de vida. Verificou-se que todos os profissionais envolvem-se no projeto em um trabalho de equipe e interdisciplinar, com diversas atividades: educação em saúde, cidadania, ensinar a ler, escrever e contar. Constatou-se que a relação do PSF com o PEAJA é de ligação íntima no sentido de ser uma iniciativa dos profissionais e estagiárias de serviço social que apesar de não ser oficialmente proposto pelo PSF teve o sucesso reconhecido. Expectativas e desafios foram pontuados para o projeto continuar com melhores recursos, material, avaliação, parcerias e sugerem o aprofundamento das atividades educativas já em funcionamento a outras atividades sócio-educativas.
CONCLUSÕES:
A busca pela saúde e pela educação na realidade apresentada se constitui em processo histórico de luta. As características da escola de jovens e adultos da mesma forma que a proposta do PSF faz parte desse processo numa demonstração de que a prática interdisciplinar é necessária e eficaz para dar conta da complexidade da saúde enquanto qualidade de vida. Todo o conhecimento acerca da questão educação e saúde, em particular na nova prática de assistência no PSF designa a função do assistente social com um educador social no trabalho interdisciplinar e intersetorial que possibilita atrair a promoção da saúde e reflexão sobre a prática deste profissional na intervenção técnico-científica da contemporaneidade. Apesar dos desafios o PSF através do PEAJA assume um protagonismo nessa prática de educação em saúde, alcançando resultados positivos, estimulando a criação de uma consciência crítica da realidade e contribuindo na formação de cidadãos participativos.
Instituição de fomento: UEPB/PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Saúde-Educação; Programa Saúde da Família; Promoção da Saúde.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004