IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS, NAS COMUNIDADES NOSSA SENHORA DA GUIA E SANTANA NA REGIÃO DA MORRARIA, CÁCERES, MT
Helionora da Silva Alves 1   (autor)   helionora@terra.com.br
1. UFMT / Programa de pós-graduação em Agricultura Tropical / Fac.de Agronomia e Med.Veterinária
INTRODUÇÃO:
Para identificar estrutura conceitual das Unidades Produtivas (UPs) é necessário entender princípios da agronomia dos agricultores a partir do modo como se relacionam e entendem processos que ocorrem nos sistemas que formam UPs sendo possível identificar necessidades e desejos destes e conduzir processos de pesquisa para futuras propostas de projetos mais adequados à realidade. Na pesquisa buscou-se conhecer a percepção dos pequenos agricultores em relação à classificação das categorias dos solos, na região da Morraria/Cáceres-MT. Construíram-se classificações dos solos por diálogos entre agricultor e pesquisador. Respondendo: Como agricultores classificam e usam solo nas UPs? Objetivo geral partiu do conhecimento dos princípios gerais da agronomia dos agricultores da região para estabelecer um novo senso comum dos agricultores. Os objetivos específicos fundamentam-se em identificar e descrever percepções dos agricultores sobre suas relações produtivas com solos; identificar taxonomias de solo utilizadas pelos agricultores; identificar procedimentos técnicos adotados. Os métodos para realizar a pesquisa foram diagnósticos qualitativos sobre realidade social. Esses instrumentos de trabalho valorizam conhecimentos dos agricultores, aproximam áreas de pesquisa e agricultores tratando estes não mais como um objeto a observar, medir e pesar e sim como informante melhor informado que pesquisador que interroga. Favorecendo entendimento entre agricultores e profissionais da área.
METODOLOGIA:
Metodologia desenvolveu-se nas etapas: 1)Diagnóstico inicial de 36 UPs localizadas em 4 comunidades (Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Guia, Água Branca e Santana) na Morraria/ Cáceres-MT. Inicialmente elaborou-se guia de entrevistas para orientar a coleta de dados. Em seguida fez-se questionário-guia aplicado por entrevistas semi-estruturadas permitindo liberdade de expressão do entrevistado. Seguiu também manual explicativo do questionário que foram baseados em (AZEVEDO, 2001). Agricultor e família elaboraram croquis identificando unidades de manejo das UPs. As UPs foram georeferenciadas por GPS. Na sistematização dos dados criou-se banco de dados para as informações obtidas. 2) Identificar e descrever percepção dos agricultores sobre as relações produtivas com os solos, identificar taxonomias de solo utilizadas por eles e identificar procedimentos técnicos adotados, realizada em 4 UPs na Santana e 5 UPs na Nossa Senhora da Guia. A coleta de dados foi por entrevistas abertas com agricultores de acordo com as metodologias propostas por METTRICK (1993) e MIKKELSEN (1995) e observações de campo; realizada com informantes chaves definidos pelo banco de dados da 1ª etapa partindo dos critérios do agricultor estar de acordo com a realização do trabalho e ter conhecimento sobre solos. Os informantes fizeram croqui dos tipos de terras na UP. Fez-se caminhadas na UP, informante e pesquisador, indicando terras presentes na UP, cada faixa de terra foi marcada com GPS.
RESULTADOS:
Foram citadas 78 terras com 54 nomes diferentes. Atribuíram-se 8 critérios (Cor, Força, Liga, Maciez e Dureza, Umidade, Localização na Paisagem, Planta Nativa e Plantio) para classificar terras através das características informadas na coleta de dados. Fez-se freqüência dos critérios por ordem de importância. Ordenaram-se critérios por citações das características. Critério 1ª Ordem relaciona-se à 1ª característica; Critério 2ª Ordem à 2ª característica citada indo até Critério 8ª Ordem. Cor é citado 60 vezes na 1ª Ordem a partir da 6ª Ordem não é citado; Força é citada oito vezes na 1ª ordem, Maciez e Dureza seis e Umidade uma. Na 2ª Ordem Maciez e Dureza é citado 26 vezes, Força vinte e cinco, Liga treze, Localização na Paisagem seis e Cor e Umidade quatro. Na 3ª Ordem Maciez e Dureza citado 25 vezes, Umidade vinte e um, Localização na Paisagem quatorze, Liga dez, Cor cinco e Força três. Na 4ª Ordem Umidade citado 21 vezes, Localização na Paisagem quinze, Força treze, Maciez e Dureza doze, Cor e Liga seis e Planta Nativa quatro. Na 5ª Ordem Localização na Paisagem é citado 22 vezes, Força dezoito, Umidade quatorze, Planta Nativa dez, Maciez e Dureza e Plantio três e Liga duas. Na 6ª ordem Plantio citado 23 vezes, Planta Nativa vinte, Localização na Paisagem doze, Força seis, Umidade quatro e Liga uma. Na 7º ordem, Planta Nativa é citado 20 vezes, Plantio dezenove, Localização na Paisagem e Força três e Umidade uma. Na 8ª ordem Planta Nativa citado 17 vezes e Plantio duas.
CONCLUSÕES:
Nas citações de nomes idênticos de terras o conhecimento dos agricultores é compartilhado. Na 1ª ordem Cor é mais importante para classificar terras. Outros Critérios aparecem nessa ordem em escala menor. Em Umidade conhecimento não é compartilhado a classificação desse critério nessa ordem é particular do agricultor. Na 2ª ordem critérios tornam-se mais distribuídos. Na 3ª ordem Maciez e Dureza e Umidade tem maior importância. Umidade é de maior importância na 4ª ordem. Localização na Paisagem e Força tem maior importância na 5ª Ordem. Plantio e Planta Nativa são de maior importância na 6ª ordem; Em Liga o conhecimento não é compartilhado. Na 7ª ordem critérios mais importantes igualam à 6ª Ordem. Em Umidade conhecimento não é compartilhado. Na 8ª ordem Plantio é de maior importância. Maciez e Dureza, Umidade, Liga, Força e Localização na Paisagem são critérios de ordem intermediária para classificar terras em escalas semelhantes; Planta Nativa e Plantio são critérios de última ordem. Na classificação das terras por esses agricultores há diferentes níveis de critérios todos são importantes e indicam o conhecimento mais ou menos compartilhado; Em Cor o conhecimento é mais compartilhado o índice é mais elevado que outros critérios; Plantas Nativas e Plantio na última ordem também têm índice de conhecimento compartilhado alto. Outros critérios o conhecimento é compartilhado, pois as escalas são semelhantes e intermediárias na hierarquização das terras.
Palavras-chave:  Etnopedologia; Agricultor Tradicional; Unidades Produtivas (UPs).

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004