IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
LEVANTAMENTO SOBRE A INCIDÊNCIA DE DENGUE E SEU CONTROLE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB
Annelise Mota de Alencar 1   (autor)   annelisemota@hotmail.com
Hilse Adachi Medeiros Barbosa 1   (autor)   
Luciara Teixeira Soares 1   (autor)   
Teobaldo Gonzaga R. Pereira 1   (orientador)   Prof. Dr.
Paulo de Freitas Monteiro 1   (co-orientador)   Prof.
1. CCBS / Universidade Federal de Campina Grande / UFCG
INTRODUÇÃO:
Visando o empreendimento de um projeto educativo que venha reforçar a necessidade da realização de medidas profiláticas relacionadas à dengue, atualmente a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se num sério problema de saúde pública no mundo, elaboramos um projeto que inclui um levantamento sobre a incidência de dengue e seu controle no bairro do Pedregal, no município de Campina Grande, Paraíba. A dengue acomete principalmente países tropicais, onde as condições ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti , principal mosquito vetor. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o bairro em que se insere nosso projeto mostra ser o mais atingido pela arbovirose em questão, com novos casos sendo registrados diariamente. Cerca de dois bilhões de pessoas vivem em áreas onde é possível a transmissão da dengue. Na década de 30 verificou-se a erradicação do Aedes aegypti no Brasil, fazendo desaparecer a dengue. No entanto, em 1981 a doença voltou a atingir a Região Norte.A partir de 1995, a dengue passou a ser registrada em todas as regiões do país e, em 1998, o número de casos chegou a 570.148. Em 1999 houve uma redução (210 mil casos), seguida de elevação progressiva em 2000 (240 mil casos) e em 2001 (370 mil casos). Nesse último ano, a maioria dos casos (149.207) ocorreu na região Nordeste. Atualmente, o Aedes aegypti está presente em cerca de 3600 municípios brasileiros, dando preferência às cidades, sendo incomum em locais com altitudes superiores a 1200 metros. Visto que a dengue constitui sério problema envolvendo complexos aspectos sócio-econômicos-culturais, incluindo conotações etiopatogênicas e fisiopatológicas mais ligadas à Medicina preventiva do que propriamente a curativa, verifica-se a necessidade da tomada de medidas para o controle da dengue.
METODOLOGIA:
O público alvo são os moradores do bairro do Pedregal, Campina Grande, Paraíba. A execução do projeto divide-se em 4 etapas: 1º. Etapa: · Visita aos PSF do Bairro do Pedregal em Campina Grande; · Reconhecimento da população, dos seus hábitos gerais; · Cadastramento dos casos notificados de dengue neste bairro. 2º. Etapa: · Apresentação de palestras à comunidade, juntamente com o apoio do PSF local; · Distribuição de panfletos, associados a uma campanha preventiva em todo o bairro. 3º. Etapa: · Obtenção dos novos casos de dengue, após o desenvolvimento do projeto; · Avaliação comparativa, de acordo com os resultados obtidos, da seriedade da população no cumprimento das medidas profiláticas; · Nova visita à comunidade para a comprovação da eficácia do trabalho. 4º. Etapa: · Avaliação final do projeto; · Divulgação dos resultados. Os materiais utilizados são lousa, panfletos, cartazes, prancheta, bota, repelente, retroprojetor e projetor de slides.
RESULTADOS:
Na primeira fase de nosso projeto, das 200 pessoas entrevistadas, 86 haviam sido contaminadas pelo vírus da dengue nos últimos 24 meses, sendo que, destas, apenas 21 obtiveram a comprovação da tal arbovirose através do exame de sangue.Embora a presença de alguns obstáculos, como o difícil acesso, principalmente em dias chuvosos; a falta de recursos para a compra dos materiais necessários; a falta de segurança, visto que o Pedregal é um dos bairros mais violentos de Campina Grande, impossibilitando-nos de realizar nossas tarefas sem a presença dos agentes comunitários; e a indisponibilidade de alguns moradores em nos receber, concluímos a 1º etapa de nosso projeto.O dia 18 de dezembro de 2002 foi escolhido, junto à equipe do PSF do Pedregal, para a realização da 2 º etapa de nosso projeto. Foi feito o convite através das agentes de saúde e, embora com um público menor que o esperado, apresentamos uma palestra de cunho preventivo, com distribuição de panfletos explicativos e brindes.Na segunda fase, quando retornamos à comunidade para a obtenção de novos casos, deparamo-nos com uma realidade diferente. Ciente da facilidade das medidas profiláticas em relação à dengue, a população passou a agir de maneira satisfatória, e observamos uma queda do número de casos de dengue, naquela comunidade para 54 casos, sendo 36 casos comprovados com o exame de sangue.
CONCLUSÕES:
Entendemos que o empreendimento de um projeto educativo que venha a reforçar a necessidade da realização de medidas profiláticas da dengue é de suma importância, visto que esta é uma doença muito perigosa. Sendo nosso trabalho de cunho preventivo, os resultados a cada visita mostraram-se satisfatórios. Atualmente, a comunidade do Pedregal tem apresentado índices cada vez menores de casos de dengue, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, embora ainda não se tenha erradicado por completo esta doença. Verificamos que as visitas domiciliares surtiram efeito, uma vez que, além da entrevista, realizamos uma vistoria pelo quintal e outros aposentos, em busca de focos de dengue que, quando encontrados, eram removidos pelos próprios moradores, fazendo-os perceber a facilidade das medidas profiláticas da dengue. Em meio a isso tudo, procuramos sempre alertar nosso público-alvo sobre os perigos da dengue e a importância de se procurar, em caso de contaminação, um posto de saúde para que, além da realização dos cuidados médicos necessários, seja feito um exame comprovando que a virose realmente trata-se da arbovirose dengue.
Palavras-chave:  Dengue; Campina Grande; Levantamento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004