IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS MORADORES PIONEIROS DO BAIRRO VILA NOVA, ALTA FLORESTA/MT
Aparecida Viana da Silva 1   (autor)   ssantos@florestanet.com.br
Maria Batista de Oliveira Ferreira 1   (autor)   ssantos@florestanet.com.br
Maria Helena Freires de Lima Livi 1   (autor)   ssantos@florestanet.com.br
Jocelita Giordano Tozzi 1   (orientador)   jocelitag@yahoo.com.br
1. NEAD/UFMT, Pólo de Colíder, MT
INTRODUÇÃO:
Desde o surgimento da história e geografia como ciência, os documentos históricos (oficiais) têm sido a base fundamental para o trabalho relacionado ao conhecimento histórico e geográfico nas instituições escolares. Por isso, o ensino nessas áreas sempre esteve voltado para os interesses da classe dominante. Somente a partir de 1960, através do método da história oral, esse quadro começou a se reverter, pois a participação do povo no processo de construção do conhecimento referente a essas ciências começou a ganhar espaço. Assim se faz necessário a realização de pesquisas que permitam analisar a realidade, dando abertura para que a classe popular, através da história oral, participe da construção do conhecimento histórico, tomando consciência das restrições e contradições que caracterizam o espaço em que vive. Objetivamos com este estudo, de forma geral, analisar como se deu o processo de ocupação do Bairro Vila Nova, situado no município de Alta Floresta – MT, bem como o perfil sócio-econômico dos moradores pioneiros. Os objetivos específicos foram: analisar o processo de ocupação desse Bairro segundo versão oficial e depoimento dos moradores pioneiros; identificar as condições de infra-estrutura oferecidas pelo poder público municipal quando da sua criação; descobrir os motivos da vinda dos moradores pioneiros para o Bairro e verificar quando e por quê vieram para o município.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caso realizado no período de junho a outubro de 2003, envolvendo os moradores pioneiros do Bairro Vila Nora, município de Alta Floresta, MT. As ações que direcionaram este estudo foram: levantamento bibliográfico sobre o assunto em pauta e fundamentação teórica; pesquisa exploratória junto ao Presidente do Bairro para identificação dos moradores pioneiros que chegaram nos primeiros três anos de ocupação do Bairro; Seleção de 25% desses moradores totalizando 10 depoentes; Aplicação das entrevistas por meio de questões semi-estruturadas, com duração de aproximadamente 60 minutos cada. A forma de registro dessas entrevistas foi através de gravador sendo posteriormente transcritas “ipsis litteris”; Busca de informações junto aos Órgãos Oficiais, como Prefeitura, Secretaria de Infra-Estrutura e Câmara Municipal.
RESULTADOS:
Os moradores pioneiros do Bairro Vila Nova possuem baixo grau de escolaridade e são na sua maioria aposentados. A idade varia entre 39 e 73 anos, sendo a maioria representada pelo sexo feminino.O motivo da vinda desses moradores para o município de Alta Floresta – MT está relacionado à “febre do ouro” que ocorreu nessa região na década de 80. Porém não vieram para trabalhar no garimpo, mas por melhores condições de sobrevivência. Residem nesse bairro desde sua ocupação ocorrida em junho de 1988. Anteriormente a esse fato, esses moradores participaram da invasão de uma área particular num setor periférico da cidade, onde permaneceram pelo período de um ano, vivendo em condições sub-humanas. Essa foi a alternativa encontrada por esses moradores, os quais já não conseguiam arcar com o preço do aluguel e muito menos construir casa própria. Para solucionar esse problema, foi “criado” o Bairro Vila Nova, não sendo esse fruto de um Projeto Habitacional, tendo sido ocupado sem a oferta de uma infra-estrutura que viesse atender às necessidades básicas da população, que passou por um longo período sobrevivendo em condições precárias já que a oferta dessa infra-estrutura foi um tanto tardia. Não foi encontrado nenhum documento oficial sobre a criação desse Bairro.
CONCLUSÕES:
Com o aumento populacional ocorrido na década de oitenta no município de Alta Floresta – MT, devido à descoberta do ouro, emergiram alguns problemas sociais quanto à ocupação do espaço urbano. Os moradores pesquisados se incluem aí, como sujeitos diretamente envolvidos nesse processo. Não tendo como adquirir o espaço de moradia através da compra e não podendo mais arcar com o alto preço do aluguel, buscaram uma solução que causou muitos conflitos: a invasão de uma área particular num setor periférico da cidade. Para resolver esse impasse, o prefeito vigente, articulou a transferência desses moradores para uma área mais afastada cujo nome atual é Bairro Vila Nova. A criação desse Bairro não foi produto de uma política habitacional, sendo que as condições de infra-estrutura mínimas para atender as necessidades básicas desses moradores não foram oferecidas. Nesse contexto, tiveram que sobreviver em condições precárias por um longo período. Na escola, torna-se fundamental a realização de estudos como este, que favoreçam a construção da consciência histórica pelos alunos. De modo que compreendam através de um processo gradativo e dinâmico, a realidade em que vivem. Para que possam exercer, de forma satisfatória, a sua cidadania, na luta por um mundo melhor, com menos contradições e injustiças, onde os que têm menos possam viver com dignidade, e não apenas lutar pela “sobrevivência”, como sempre fizeram os sujeitos envolvidos nesse estudo.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Alta Floresta – MT; Espaço urbano; Moradores pioneiros.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004