IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
ACESSO À JUSTIÇA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. UM ESTUDO DE CASO. O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS USUÁRIOS DO CARTÓRIO ANEXO DO JUIZADO ESPECIAL DE FERNANDÓPOLIS
Marcelo Alario Ennes 1   (autor)   
Claudete Marques Sabino 2   (colaborador)   
Geise Grasielle Souza Silva Regiani 2   (colaborador)   
Veraci Custódio Medrado Soares 2   (colaborador)   
1. Prof. Dr. - Faculdade de Ciências Empresariais e Jurídicas / UNICASTELO / Campus VII
2. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais
INTRODUÇÃO:
Entre as várias expressões das desigualdades sociais no Brasil, encontramos o problema do acesso à justiça. Trata-se, na realidade, de uma questão comum a grande maioria dos países na atualidade. No Brasil, ganhou uma nova dimensão com a lei 9.099/95 que deu origem aos Juizados Especiais.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido entre março de 2002 e junho de 2003 e foi delimitado na Comarca de Fernandópolis, mais especificamente, no Cartório Anexo instalado na Universidade Camilo Castelo Branco. Tinha-se como objetivo geral conhecer o perfil sócio econômico do usuário.
RESULTADOS:
Verificou-se que os usuários eram sua maioria comerciantes, com renda superior a quatro salários mínimos e com alto nível de escolaridade considerando-se o nível de escolaridade regional.
CONCLUSÕES:
Pôde-se inferir que, embora o juizado especial tem facilitado e ampliado o acesso à justiça na comarca, isso tem ocorrido em especial com uma população social e economicamente mais privilegiada. Fato ratificado pelo alto percentual de ações de execução. O estudo teve continuidade com a ampliação do universo de pesquisa, estendido a toda comarca de Fernandópolis e aos juizados especiais das comarcas vizinhas. Incluiu-se, também, uma nova variável por meio da qual pretende-se identificar a origem étnica e geográfica de seus usuários.
Palavras-chave:  Acesso à justiça; Interior paulista; Desigualdades sociais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004