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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL E SAÚDE BUCAL: NA ESCOLA TAMBÉM SE APRENDE A CUIDAR DOS DENTES
Susi Cristina do Nascimento 1   (autor)   susicrisnas@ig.com.br
Everson Melquiades Araújo Silva 2   (autor)   eversonmelquiades@bol.com.br
1. Professora da Escola Municipal - SE/PCR
2. Aluno do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação - UFPE
INTRODUÇÃO:
A Educação Infantil tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos. Desta forma, ela deverá promover a ampliação das experiências e conhecimentos das crianças, devendo ser incorporado na prática pedagógica do professor dessa modalidade de ensino, o cuidar e o educar como eixos centrais. Neste sentido, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, indica que o professor deverá promover ações educativas que possibilitem a formação pessoal e social da criança. Portanto, o cuidado com os dentes deverá constituir-se como um elemento do cotidiano escolar. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa-ação foi compreender como as ações escolares podem possibilitar o desenvolvimento de atitudes de autocuidado com os dentes em crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos) e verificar se essas ações contribuem para a diminuição de doenças dentárias nessas crianças.
METODOLOGIA:
Participaram desse estudo 25 (vinte cinco) crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, de uma turma de Educação Infantil, de uma escola municipal, localizada em um bairro de periferia urbana da cidade do Recife. De modo geral, todas as crianças moram na comunidade e são oriundas de famílias que se encontram em estado de pobreza crítica. Foi realizado inicialmente um diagnóstico, através de um exame clínico nas crianças, seguido de uma entrevista. Os responsáveis pelas crianças também foram entrevistados. Buscamos com essas ações verificar o estado da saúde bucal das crianças e seus hábitos diários de cuidado com os dentes. Em seguida, foi implementado um projeto de intervenção que buscou introduzir no cotidiano escolar a temática dos cuidados com os dentes, a partir de um número diversificado de atividades, constituídas de ações preventivas, curativas e educativas, com o objetivo de reverter o quadro patológico que havia se instalado no ambiente sócio-educacional. O projeto teve 6 (seis) meses de duração. Durante a realização do projeto foi utilizado um caderno de campo, onde foram registradas as situações observadas no ambiente escolar, os depoimentos das crianças e dos seus familiares. Foi utilizado também registros fotográficos e coleta de diferentes documentos. Ao final do projeto foi realizado um novo exame clínico na dentição das crianças.
RESULTADOS:
Com a realização do exame clínico diagnostico, foi possível verificar que as crianças apresentavam diferentes doenças dentárias (placa bacteriana, gengivite, cárie dental, tártaro e perodontite). Essas doenças foram causadas pela falta de hábitos diários de higienização bucal. Esta constatação foi confirmada nos depoimentos extraídos das entrevistas. Ficou evidenciado inclusive, que a maioria delas não possuíam escova de dente, nem creme dental em suas casas. O projeto de intervenção possibilitou que os alunos aprendessem de maneira significativa as idéias-conceitos trabalhadas, a partir da vivência e problematização do tema. Através da análise dos diferentes registros elaborados no decorrer do processo, verificou-se que as crianças passaram a incorporar no seu dia-a-dia, seja na escola ou mesmo em casa, hábitos necessários para a conservação da higiene bucal. No último exame clínico realizado, as crianças apresentaram alterações significativas. Essas alterações só foram possíveis a partir da prática de escovação diária, do uso de fio dental, do anti-séptico bucal e da realização das sessões de aplicação tópica de flúor, realizada no ambiente escolar. No entanto, diante das doenças dentárias já apresentadas por algumas crianças, foi necessário encaminhá-las para a unidade de saúde da comunidade, para a realização de um tratamento odontológico especializado.
CONCLUSÕES:
Os resultados indicam que a escola tem um papel fundamental no cuidado da saúde das crianças da Educação Infantil, especialmente, no desenvolvimento de hábitos cotidianos, como a conservação dos dentes. No grupo estudado, só foi possível uma mudança significativa no quadro diagnosticado inicialmente, a partir do modelo formativo instituído pelo professor e da participação da família neste processo. Portanto, para que ocorra um ensino efetivo das questões relativas à saúde é fundamental que o professor considere não apenas as idéias que os alunos trazem para a escola, nem simplesmente os conteúdos propostos no planejamento de ensino, mas que conheçam, também, as condições de vida deste aluno e que proponha estratégias de ensino que estimulem a vivencia e a discussão das causas mais profundas dos problemas relativos à saúde. Neste sentido, saúde não deve ser considerada como é um fenômeno isolado, mas a interação de todas as condições em que a população vive. Não se pode separar o indivíduo de sua realidade social, econômica e ambiental.
Palavras-chave:  Educação Infantil; Saúde Bucal; Preservação dos Dentes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004