IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CONDICIONANTES DA BASE TÉCNICA DE AGRICULTORES TRADICIONAIS DA MORRARIA, CÁCERES-MT
Mauro Corrêa da Costa 1   (autor)   costa-mc@cpd.ufmt.br
Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo 2   (orientador)   rabaz@terra.com.br
1. Pós-graduando em Agricultura Tropical, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMEV / UFMT
2. Professor Dr. da FAMEV / UFMT
INTRODUÇÃO:
Os pequenos agricultores com baixos recursos, estão submetidos a um ciclo de evolução de suas unidades produtivas que invariavelmente tem levado à degradação dos solos, ao desmatamento e à migração para novas áreas em busca de solos mais férteis (AZEVEDO, 2001).
Como as possibilidades econômicas são restritas, não são utilizadas técnicas de conservação da capacidade produtiva dos solos. Assim, a diminuição da produtividade de um campo de cultivo é compensada pela incorporação de nova área de vegetação natural. As glebas que atingirem níveis de produtividade abaixo daquele limiar que proporciona retorno satisfatório ao agricultor são transformadas em pastagens, instalando-se, o ciclo de pecuarização.
Duas razões principais condicionam a impossibilidade do funcionamento de procedimentos técnicos isolados para a quebra desse ciclo. De um lado, cada procedimento técnico tem seus condicionantes, fazendo com que nem sempre haja condições objetivas do agricultor em atendê-los, impedindo a adoção de nova técnica. De outro lado, é necessário considerar os sistemas de conhecimento nos quais os agricultores estão inseridos, que compartilham e acumulam experiências que buscam dar resposta aos problemas enfrentados. Desse modo, as proposições técnicas externas que não atenderem os objetivos dos agricultores e não passarem pelo crivo de seus sistemas de conhecimento, não têm chance de serem adotadas, sendo, inócuas no sentido de quebrar o ciclo da ocupação-desmatamento-degradação-pobreza-migração.
O presente trabalho teve como objetivo identificar os condicionantes da base técnica de agricultores tradicionais da Morraria, Cáceres-MT.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira compreendeu um diagnóstico inicial num conjunto de 36 unidades produtivas (UP) pertencentes as comunidades de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Guia, Todos os Santos e Sagrado Coração de Jesus, localizadas na região da Morraria, Cáceres-MT e a segunda compreendeu a descrição e decomposição da unidade de manejo roça de oito UP que foram definidas através do banco de dados organizado na primeira etapa de campo e que atenderam aos seguintes critérios: estava o agricultor de acordo com a realização do trabalho e tivesse experiência sobre a unidade de manejo roça. A descrição e decomposição visou, identificar o que condiciona, na perspectiva do agricultor, suas tomadas de decisão em cada uma das etapas dos sistemas de produção e cultivo.
A técnica de coleta de dados foi por intermédio de entrevistas abertas e semi-estruturadas com os agricultores, feitas de acordo com as metodologias propostas por METTRICK (1993) e MIKKELSEN (1995), complementadas com observações de campo.
Os dados foram analisados por meio da análise de componentes principais e pelo método do peso das variáveis, conforme metodologia proposta por YING & LIU (1995). A análise forneceu os fatores com suas respectivas explicações da variação dos dados, que foram utilizados para a identificação dos condicionantes. O método complementou a identificação realizada pelos fatores da análise de componentes principais, reforçando e validando seus resultados.
RESULTADOS:
A decomposição foi feita a partir da descrição das unidades de manejo, onde montou-se a estrutura das opções técnicas do sistema produtivo agrícola dos agricultores da Morraria. Essa estrutura foi montada em diversos níveis, atingindo cinco divisões: atividades, funções das atividades, etapas da atividade, opções técnicas e condicionantes das opções técnicas.
A partir do conjunto de dados da decomposição dos sistemas de produção e cultivo foi feita a análise de componente principal. Foram identificados 7 fatores com autovalores maior que 1 e que, em conjunto, responderam por 100% da variação dos dados. Apenas 4 fatores explica-se 68,15% da variação dos dados. Os valores das percentagens de explicação da variação dos dados de cada fator e os valores dos coeficientes de cada variável, permitiu calcular o peso relativo de cada variável na variação total dos dados.
Foi possível fazer a caracterização dos 4 primeiros fatores, a partir das variáveis importantes e seus coeficientes de correlação. As variáveis importantes para cada fator e as extraídas pelo método do peso, foram classificadas por intermédio de filtros que consideraram os aspectos relacionados a disponibilidade financeira, a facilidade de trabalho, o tempo de execução do serviço, o uso de mão-de-obra, o rendimento da produção, as possibilidades técnicas, o tempo de produção e o tempo de armazenamento.
CONCLUSÕES:
Os condicionantes da base técnica dos agricultores da Morraria, que marcadamente mais contribuíram no processo de tomada de decisão em cada uma das etapas dos sistemas de produção e cultivo são: os relacionados com as possibilidade técnica, rendimento da produção, tempo de execução do serviço, disponibilidade financeira do agricultor e a facilidade de trabalho.
É necessário aprofundar a metodologia adotando procedimento mais sistemático e participativo de classificação dos condicionantes identificados, para que possam ser estudados com profundidade de modo que seja possível auxiliar os agricultores no estabelecimento de estratégias de produção adequadas.
Palavras-chave:  Condicionantes; Sistema de produção; Unidades produtivas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004