IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 5. Fisiologia
NÍVEIS DE CREATININA APÓS SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA EM RATOS TREINADOS
Moisés Roberto da Silva 1   (autor)   moisespharma@hotmail.com
Éder Monteiro da Silva 1   (autor)   
Heber Zulian 1   (autor)   
Solange Marta Franzói de Moraes 1   (orientador)   
1. Departamento de Ciências Morfofisiológicas - UEM
INTRODUÇÃO:
Vários estudos de suplementação com creatina têm mostrado aumentar o conteúdo orgânico deste composto em 10 a 20%. Embora seu uso tenha ganhado grande popularidade, ainda não há consenso sobre os efeitos colaterais resultantes do consumo da creatina por tempo prolongado. A creatinina plasmática é um indicador de função renal e se esta se encontra anormal os níveis de creatinina no soro encontram-se aumentados, devido sua excreção reduzida pela urina. O objetivo foi analisar o uso de monohidrato de creatina por 4 semanas, em animais sedentários ou treinados.
METODOLOGIA:
Foram utilizados 32 ratos Wistar com idade de 3 meses que permaneceram sedentários ou foram submetidos a 8 semanas de treinamento em esteira rolante 5x/semana, 1 h/dia.
A suplementação de 4% de monohidrato de creatina na ração do animal foi ministrada a partir da 5ª semana de treinamento até o final do protocolo.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos mostraram que a suplementação não alterou o ganho de peso dos animais sedentários (S 315±18g vs SC 322±12g) nem dos treinados (T 324±21g vs TC 329±16g). Também não houve modificações no consumo de ração. Os níveis de creatinina plasmáticas não foram diferentes entre os grupos (S 0,93 ± 0,07 vs SC 0,96 ± 0,03 mg/dl e T 0,98 ± 0,05 vs TC 0,89 ± 0,06).
CONCLUSÕES:
Pode-se observar que com 4 semanas de suplementação de creatina os níveis séricos de creatinina permaneceram constantes e dentro do normal, indicando que a função renal, com esta dose e por este período, não foi alterada.
Instituição de fomento: PIBIC - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Creatina, creatinina; suplementação; treinamento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004