IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
ENSINO DE LEITURA VIA MANUAIS DIDÁTICOS: VENDA DE ILUSÕES
Aline Inácio de Freitas 1   (autor)   alineinaciodefreitas@yahoo.com.br
Silvane Aparecida de Freitas Martins 1   (orientador)   Profª Drª / silvaneamartins@yahoo.com.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
As pesquisas têm nos comprovado que as atividades de leitura do livro didático são superficiais e não têm promovido a interação professor/texto/aluno. Isso tem nos preocupado, pois há muito tempo, essa atividade vem se apresentando de modo fechado em que a voz predominante é sempre a do professor via livro didático, rompendo, assim, com a reflexão, questionamentos e sugestões dos alunos, o que contribuiria para a formação de cidadãos críticos que a sociedade tanto necessita. Na tentativa de mudanças, visando à melhoria do ensino, algumas escolas, principalmente as particulares, têm buscado recursos na fábrica de materiais apostilados.
METODOLOGIA:
Diante dessa situação, partindo dos pressupostos na Lingüística Aplicada e das teorias da Análise do Discurso (AD), foram analisadas as atividades de leitura de um livro didático e uma apostila de Língua Portuguesa, recentemente adotados em algumas escolas de nosso município, sendo um de escola pública e outro de escola particular, ambos da 8ª série do ensino fundamental, visando à comparação dos gêneros textuais e as atividades de leitura propostas em cada um desses manuais.
RESULTADOS:
Com isso, comprovou-se que os manuais apostilados possuem quase as mesmas características do livro didático. As atividades de leitura visam, ora a respostas superficiais, ora a respostas opinativas que não há necessidade sequer de o leitor ler o texto para respondê-las, o seu próprio conhecimento de mundo é suficiente para que responda ou complete as atividades propostas. Há ainda a subdivisão em ambos manuais entre ler, compreender e interpretar, como se fossem atividades diferenciadas.
CONCLUSÕES:
A diferença mais saliente que se pôde constatar é que os materiais didáticos apostilados trazem textos mais atualizados, uma vez que são renovados a todo ano, entretanto, essa renovação se dá apenas na parte superficial, ou seja, nota-se uma "roupagem" nova, entretanto, suas concepções sobre o ensino de leitura continuam as mesmas, parecem desconhecer as teorias atuais sobre leitura, não há uma variedade de gêneros textuais que leve o aluno a ter contato com os textos mais circulados socialmente. Portanto, podemos afirmar que embora haja muita propaganda sobre a qualidade desses novos manuais, o que há é um grande marketing, uma venda de ilusões.
Instituição de fomento: PIBIC/UEMS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  leitura; manuais didáticos; textos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004