IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A REFLEXIVIDADE NA PESQUISA ETNOGRÁFICA
Carmen Lúcia Guimarães de Mattos 1, 2   (autor)   demattos@uerj.br
Walcéa Barreto Alves 3, 4   (autor)   walcea@yahoo.com.br
1. Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação - UERJ
2. Professora Dra. do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, Faculdade de Educação - UERJ
3. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação - UERJ
4. Professora Substituta do Departamento de Estudos Gerais, Faculdade de Educação - UERJ
INTRODUÇÃO:
Este texto tem como tema a reflexividade do pesquisador e a pesquisa etnográfica na Educação. É resultado de pesquisa realizada para dissertação de mestrado em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi investigar o processo de reflexividade do pesquisador na realização da pesquisa etnográfica de modo a entender quais as contribuições que este processo pode dar para a formação do pesquisador. A motivação para a escrita desta dissertação partiu de experiências vivenciadas no contexto da pesquisa de abordagem etnográfica, que nos levou a uma reflexão sobre o papel da reflexividade na pesquisa e na formação do pesquisador. O estudo foi desenvolvido a partir do entendimento de que existe uma influência mútua entre o pesquisador e o campo, considerando o tema da intersubjetividade, que se dá na relação pesquisador-participante da pesquisa. Analisando o conceito de reflexividade, buscamos um questionamento sobre a postura do pesquisador etnógrafo diante de seu objeto de estudo, na forma como reflete e como é refletido pelo campo. Como relevância desta pesquisa, destacamos a constituição de um olhar sobre a reflexividade na pesquisa etnográfica como propiciadora da constituição do pesquisador reflexivo.
METODOLOGIA:
Utilizamos como referencial teórico estudos sobre a abordagem etnográfica de pesquisa, linguagem, interacionismo simbólico e teorias sobre a reflexividade. Para realizarmos esta pesquisa, contamos com a colaboração de doze participantes de grupos de pesquisa que trabalharam ou trabalham com a pesquisa etnografia em educação. Foram entrevistadas doze pessoas, integrantes de quatro grupos de pesquisa de diferentes universidades. Através do método indutivo no processo de análise das falas dos entrevistados, foram levantadas algumas categorias que direcionaram o nosso estudo.
RESULTADOS:
Dos resultados da pesquisa, derivaram dessas categorias: 1) O envolvimento do pesquisador com o campo de pesquisa - Esta categoria se levantou como ponto importante na concepção de reflexividade na pesquisa, visto que, de acordo com a análise interpretativa das falas, denotamos que para haver reflexividade é necessário que haja o envolvimento do pesquisador com o campo de pesquisa; 2) O caráter interpretativo da abordagem etnográfica - Foi relevante nas falas o caráter pessoal e intrínseco às características do pesquisador na pesquisa; o caráter de diretividade do pesquisador diante da pesquisa e do seu objeto de estudo; 3) O olhar etnográfico - Ficou ressaltado nas falas a característica da pesquisa etnográfica como uma abordagem que permite a construção de um novo olhar, uma nova forma de ver as questões que pertencem aos contextos observados, forma esta que é baseada no olhar do outro; 4) A reflexividade do pesquisador - nesta categoria, as falas deixaram em evidência o processo de reflexividade do pesquisador no contexto da pesquisa - a forma como reflete e é refletido pelo campo e o que isto acarreta para a pesquisa e na postura do pesquisador e dos participantes.
CONCLUSÕES:
Entendemos a pesquisa como possibilitadora da reflexividade, trazendo contribuições a nível profissional, acadêmico e pessoal na vida do pesquisador. Concluímos que a pesquisa é um recurso importante na formação de profissionais reflexivos, pois possibilita o confronto entre a prática e a teoria e, conseqüentemente, uma reavaliação constante de posturas através da reflexividade exercitada e propiciada pela situação de pesquisa. Um dos encaminhamentos que esta pesquisa pode dar é a investigação sobre este assunto em outros espaços, em outras pesquisas, já que nos referimos aqui, especificamente, à pesquisa de abordagem etnográfica no contexto educacional.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  EDUCAÇÃO; PESQUISA; ETNOGRAFIA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004