IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Direito - 12. Direito
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE MINAS GERAIS
Onésio Soares Amaral 1   (autor)   
Mariana Prandini Fraga Assis 1   (autor)   
Ana Paula S. Aveiro 1   (autor)   
Flaviane R. Araújo 1   (autor)   
Sielen Barreto Caldas 1   (autor)   
Marianna Vieira Rodrigues Maciel 1   (autor)   
Deborah Lara Marra 1   (autor)   
Fátima Nitzsche 1   (autor)   
Renata Versiani S. Varella 1   (autor)   
Flávia Tavares Oliveira 1   (autor)   
Profa. Dra. Miracy Barbosa Sousa Gustin 1   (orientador)   
Prof. Dr. Menelick de Carvalho Netto 1   (orientador)   
1. Departamento de Direito do Trabalho e Introdução do Estudo do Direito - Faculdade de Direito - UFMG
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, buscou-se a compreensão do contexto sócio-econômico no qual se inserem os catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais. Nosso objetivo principal foi visualizar os motivos pelos quais eles se encontram em uma situação de completa exclusão social, caracterizada por sucessivas perdas de direitos fundamentais e restrição da autonomia. Procurou-se também compreender por quais concepções de direito e cidadania "movem-se" esses novos atores.
METODOLOGIA:
Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, que facilitou o reconhecimento dos catadores como cidadãos, na medida em que eram chamados a participar da pesquisa. Tal metodologia representa uma ruptura com a dicotomia pesquisador-objeto e, por isso, possibilita que os participantes da pesquisa influam em seu resultado tanto quanto os pesquisadores. Os procedimentos utilizados foram a realização de entrevistas e a observação direta.
RESULTADOS:
Constatou-se que as condições adversas em que vivem os catadores de materiais recicláveis são reflexos do modelo sócio-político-econômico vigente, que não só gera como também aprofunda a marginalização, sobretudo o desemprego. Os resultados por nós apurados demonstram, dentre outras constatações, diferenças existentes entre os catadores do interior do Estado de Minas Gerais e os da capitã, no que diz respeito tanto às condições de trabalho quanto aos motivos que os levaram a essa atividade como forma de sobrevivência.
CONCLUSÕES:
Pretendemos, com a análise da situação em que se encontram esses trabalhadores, sensibilizar a sociedade civil e o Estado, que freqüentemente ignoram os que se encontram nessa realidade.
Instituição de fomento: CNPq e PROEX - UFMG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Cidadania; Perfil; Exclusão.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004