IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Neli Neves Carvalho 1   (autor)   neliparada@hotmail.com
Nanci de Jesus Albuquerque Pissini 2   (orientador)   professora MSc.
1. Pós-graduanda de Metodologia da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental das Faculdades de Amambai - FIAMA
2. FACULDADES DE AMAMBAI - FIAMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho baseia-se na pesquisa desenvolvida no curso de Pós Graduação das Faculdades Integradas de Amambai. M/S. FIAMA, em Metodologia da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nele foram reunidas reflexões a respeito da modalidade de alfabetização de Jovens e Adultos, mediante uma prática pedagógica constituída com intuito de pesquisar o fazer pedagógico, pois os Jovens e Adultos que voltam a estudar têm uma característica em comum: O mundo do trabalho está presente em sua vida. A educação como instrumento de transformação social é uma alavanca para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A educação de Jovens e Adultos se insere nesta perspectiva de proporcionar oportunidades de desenvolvimento para Jovens (maiores de 18 anos) e Adultos (incluindo idosos), desde a alfabetização até a inclusão digital e acessos a bens culturais, cuja existência só faz sentido quando podem ser compartilhados entre todos os cidadãos e não como instrumento de perpetuação da opressão. O direito à educação é um direito humano fundamental assim como a vida e, no entanto até o início da década de 70 a educação de Adultos vinha sendo uma ação mais autônoma, pois as classes governamentais não tinham a preocupação em sistematizá-la e reconhecê-la como uma modalidade de ensino. O trabalho da alfabetização de Adultos é fundamental a formação intelectual de um povo a fim de que este possa ser agente de sua história.
METODOLOGIA:
O trabalho iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica nas diversas bibliotecas existentes no município de Amambai-MS incluindo as escolares, com a finalidade de ser realizado um levantamento de dados relativos ao tema. Tão logo foram obtidos os referenciais bibliográficos foi realizada a seleção dos dados mais relevantes ao assunto onde, depois de uma leitura sistemática, foram feitos os registros dos conteúdos mais importantes em forma de síntese. Um dos passos mais importantes da pesquisa foram às entrevistas realizadas com direção professores e coordenação de projetos de alfabetização de jovens e adultos e, principalmente, com os alunos a fim de levantar a sua realidade. Com o acervo de informações reunidas foi realizada uma releitura e uma nova analise do projeto de pesquisa que resultou no presente trabalho.
RESULTADOS:
Apesar das pessoas pouco letradas possuírem muitos conhecimentos validos e úteis, elas estão excluídas de muitas outras possibilidades que a cultura oferece. Viu-se assim que promover a educação da modalidade de jovens e adultos que não tiveram a é importante para responder as ordens do presente e também garantir melhores condições educativas para as próximas gerações. Melhorar o nível educacional de um país é um desafio grande e complexo, que exige esforços de todos os níveis. É especialmente importante, nesta modalidade de trabalho favorecer a autonomia dos educandos, estimula-los, avaliar constantemente seus progressos e suas carências, ajuda-los a sensibilizar-se de como a aprendizagem se realiza. Compreendendo seu próprio processo de aprendizagem, os jovens e adultos estão mais aptos a ajudar outras pessoas e isto é essencial, pois muitos deles já desempenham o papel de educadores na família, no trabalho e na comunidade. Por isso a importância do sistema preocupar-se com a formação do educador de jovens e adultos, vindo a oferecer uma capacitação continuada com uma metodologia voltada à realidade sócia dos educandos. Trabalhar com adultos quer nunca estiveram na escola ou que se sentem fracassados diante dela é um desafio, pois ele traz uma bagagem imensa de experiências e de cultura própria. Eles têm muito a nos ensinar, basta somente reconhece-los como iguais, portadores de cultura e saber, pois estão em busca da educação.
CONCLUSÕES:
A questão da metodologia do ensino de adultos se mostra todas as vezes que alguém assume a responsabilidade de educar. Os processos de aprendizagem e os princípios gerais da didática ainda não bastam. Há uma pedagogia especial para adultos, já bem fixada e existem cuidados especiais a serem tomados. É assim que encontrarão os professores de adultos a chave do êxito em seu ensino. Nas classes de analfabetos adultos é grave erro confundir o desajeitamento na escola com falta de inteligência e, como o adulto mais facilmente percebe os gestos de impaciência do mestre, claro está que não atender a este ponto é desencorajar-lo ou agravar-lhe o sentimento de inferioridade. O professor deve sempre se lembrar de que necessita de compreensão humana. Forma natural de contrabalançar essa situação é a de tratar de assuntos de interesse direto da vida do adulto. Embora os alunos ainda não saibam ler e escrever, podem receber ilustração oral (na forma do diálogo aluno/professor), sobre os mais diversos temas. Isso os conforta, dando maior segurança em suas ações e reafirmando neles o incentivo. Nessas lições orais, deve-se descobrir, tanto quanto possível, os interesses e aspirações naturais do aluno. Na criança certas lições ainda que um pouco apartadas dos seus interesses podem atrair. No adulto não. A sua vida tem sentido real. Há problemas concretos, com os quais se defronta. Se ele não sente que o ensino que esteja recebendo lhe é útil, este se desviará por sentir-se pouco oportuno.
Palavras-chave:  Alfabetização; Metodologia; Educador.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004