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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
MULHER NEGRA NAS REVISTAS FEMININAS CLÁUDIA E MARIE CLARIE: QUEM SABE QUEM VIU.
Carla Georgea Silva Ferreira 1   (autor)   ferreirageorgea@ig.com.br
Carlos Benedito Rodrigues da Silva 2   (orientador)   carlosbene@terra.com.br
1. Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Depto. de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do M aranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho visa discutir a construção da representação da mulher negra nas revistas femininas Cláudia e Marie Clarie, no período de 2001 e 2002. Entendemos que a maioria das revistas femininas apresentam uma gama de elementos simbólicos, através dos quais as mulheres constituem suas formas de identificação. Daí questionamos, quais são os referenciais apresentados às mulheres negras nessas revistas, de forma a contribuir com o fortalecimento de sua identidade, auto representativa?
METODOLOGIA:
Visando responder tais indagações, adotamos um procedimento de leituras das revistas no período de 2001 e 2002, atentando para as matérias especificas sobre a mulher negra, no sentido de identificar o contexto em que essas imagens estão representadas, pautando nossas analises sobre a concepção de que as representações, são construções sociais de cunho coletivo (Durkheim); (Bourdieu 1989) e como tal, expressam à maneira pela qual os indivíduos representam as situações vivenciadas no cotidiano.
RESULTADOS:
A pesquisa nos permitiu constatar, que estas revistas buscam construir um modelo de mulher brasileira, no qual as leitoras devem se espelhar – uma mulher que representa a feminilidade, baseada em uma estética exclusivamente branca, promovendo uma idéia de cultura e modernidade centrada no consumismo.
E neste cenário, a mulher negra não está inserida, uma vez que observamos uma certa invisibilidade em relação a sua imagem nas revistas pesquisadas. As imagens sobre a mulher negra veiculada nas revistas são relacionadas ao padrão branco de beleza, que não corespondem às caracteristicas da maioria das mulheres negras, a exemplo de matéria publicada na Revista Cláudia de abril de 2002 podemos ler: “Cabelo liso é sensual” e nessa reportagem está uma modelo negra que passou por um processo de “transformação”, antes seu cabelo era estilo “black” e depois de algumas horas fazendo escova ficou “liso e sensual”.
CONCLUSÕES:
Através desta investigação, percebemos que as revistas femininas representam um papel importante, no sentido de divulgar e instituir modelos de comportamentos aceitáveis na sociedade. A divulgação e o lançamento de produtos nos editais das revistas, atendem a realidade de invisibilidade da mulher negra na sociedade brasileira. Esse quadro pode ser constatado pelo pequeno numero de mulheres negras que aparecem nas revistas pesquisadas.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Mulher Negra; Representação; Revistas Femininas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004