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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
FOLCLORE SERGIPANO: UMA OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Denise Porto Cardoso 1   (orientador)   Profª Drª
Ana Cristina Moura de Sousa Carvalho 1   (autor)   anacristinaredacao@infonet.com.br - Profª Especialista
Valéria Maria Lima Campos 1   (colaborador)   Aluna bolsista
1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Sergipe - UFS
INTRODUÇÃO:
A pesquisa "Folclore Sergipano no Ensino Fundamental: Uma Oficina de Língua Portuguesa", financiada pela FAP-SE, tem como objetivo a confecção de um livro didático de apoio, que auxilie o professor na criação de oficinas e abordagem do tema, uma vez que esse tema, praticamente não é trabalhado nas escolas, sendo apenas mencionado em alguns centros educacionais em agosto, mês em que é comemorado o folclore. O folclore possibilita o resgate da identidade cultural, e o não conhecimento da nossa cultura, das nossas raízes, possibilita a substituição, lenta, porém progressiva das manifestações folclóricas típicas do nosso Estado por festas de outras culturas, a exemplo da festa de Halloween que é comemorada em outubro. A linguagem verbal do texto folclórico é pouco trabalhada no Ensino Fundamental devido a vários fatores, entre os quais, a falta de material que sirva de subsídio ao professor. Por isso, a importância da elaboração de um livro didático de apoio com textos de cantigas de roda, parlendas e trava-línguas, e a criação de oficinas que auxiliem o professor no trabalho com o universo do texto folclórico.
METODOLOGIA:
Foram selecionadas pelas professoras, 10 escolas da rede pública estadual para a amostragem. As escolas escolhidas foram visitadas pela estudante universitária, realizaram-se entrevistas com professores e alunos para verificação do trabalho desenvolvido e material utilizado pelos alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Foram feitas visitas às comunidades para que, por meio de entrevistas e através de observação, fosse coletado material referente à cultura popular verbal ainda presente nas ruas da grande Aracaju. Em seguida, o grupo de pesquisa consultou bibliotecas, arquivos, centros culturais e centros de pesquisa que trabalham com esta temática, onde foi feito um levantamento bibliográfico. Todos os dados foram sistematizados e selecionados pelas professoras para a confecção do material escrito e preparação das oficinas que seriam trabalhadas nas escolas selecionadas. As oficinas foram aplicadas pela estudante juntamente com os professores de cada turma. Os resultados foram analisados e selecionados pelas docentes responsáveis pela pesquisa, para posterior publicação.
RESULTADOS:
Como resultado parcial, pois a pesquisa ainda encontra-se em andamento, foi elaborado material de apoio contendo manifestações folclóricas verbais como cantigas de roda, trava-línguas e parlendas, e criadas oficinas para aplicação nas escolas.
CONCLUSÕES:
A confecção de um livro didático de apoio com exemplos da cultura popular verbal e sugestões de oficinas possibilitam que professores de língua portuguesa possam ter, a seu dispor, não só um instrumento valioso para auxiliá-los no trabalho, como também a possibilidade de resgatar valores e ajudar o jovem na construção de sua identidade cultural em meio ao mundo globalizado.
Instituição de fomento: Agência Financiadora: FAPE-SE (Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Folclore; Cultura; Identidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004