IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
NA MINHA ESCOLA,TODO DIA É DIA DE NOTÍCIA
SUELI RODRIGUES ANACLETO 1   (autor)   sueliranacleto@bol.com.br
1. GRUPO ESCOLAR COLÔNIA AGRÍCOLA DE CERAÍMA
INTRODUÇÃO:
A prática e hábitos de leituras das informações e notícias devem fazer parte do nosso dia – a - dia .E esses elementos contribuem para nos auxiliar na tomada de decisões e conscientização, que não só contemplam ou interpretam a realidade, mas visam a busca aprofundada dos depoimentos noticiados na mídia, nos jornais e outros meios de comunicação. Na maioria das vezes, esses são passados de maneira implícita mediante a omissão de informações. Nessa perspectiva, procuramos explicitar os fatos numa dimensão de totalidade do homem e da sociedade .Então, visando confirmar a importância do uso da notícia de forma crítica , tivemos como objetivo analisar vários tipos de reportagens, na turma da 8ª série para ser melhor entendidos e esclarecidos mediante os questionamentos do nosso meio social.
METODOLOGIA:
O trabalho “Na Minha Escola, Todo Dia É Dia De Notícia” foi desenvolvido no Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma na turma de 8ª série do Ensino Fundamental – Guanambi - Ba , com a análise de uma coletânea de informações de jornais, revistas, entrevistas e textos informativos. Esses gêneros foram selecionados a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como instrumento a coleta de informações, para que os alunos conhecessem melhor vários tipos de textos, cada vez mais presentes na vida deles. Foram levadas para a sala de aula algumas publicações que investigamos do índice à última página, analisando a estrutura ( fotos, legendas, títulos) e identificando os temas mais abordados.Com isso, foi mostrado que as notícias podem ser também encontradas na própria escola. Aproveitamos o momento para confeccionar um mural das informações a serem expostas. Na oportunidade, foi feita uma pesquisa de notícias dentro da escola com os pequenos repórteres em busca de fatos interessantes, para valorizar as informações que os educandos trazem consigo. Atualmente, no mural da escola, o trabalho ocupa lugar de destaque.
RESULTADOS:
A atividade desenvolvida com notícia teve grande importância porque despertou o olhar crítico em relação ao que está acontecendo em torno dos alunos, fazendo comparações com outros textos já lidos e conhecidos.Isso fez com que houvesse debates de algumas informações, acompanhando a seqüência dos fatos. O contato com vários textos informativos serviu para valorizar o ensino/aprendizagem em relação ao domínio dos acontecimentos, pois o aluno busca, na reportagem, informações para formar opiniões sobre determinado fato, e se prepara para defender seus argumentos.
CONCLUSÕES:
A partir do estudo e ações desenvolvidas em sala de aula, observamos que é extremamente importante trabalhar com NOTÍCIAS , pois faz com que o aluno tenha contato com os fatos que acontecem no nosso cotidiano, para serem desvendados no diálogo, produzindo conhecimento e relacionando-o com a temática do mundo que o cerca.Com isso, o educando confirmará suas habilidades contextualizando o uso da transversalidade no ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:  Na minha escola; Todo dia; é dia de notícia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004