IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
COLETA E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS DA ORDEM LYCOPERDALES, NO ESTADO DE SERGIPE
Andrey Guimarães Sacramento 1, 2   (autor)   ags9@bol.com.br
Rejane Andrade Batista 2   (colaborador)   rejane_batista@yahoo.com.br
Regina Helena Marino 1   (orientador)   rehmarino@bol.com.br
Lauro Xavier Filho 2   (co-orientador)   xavierfilho@infonet.com.br
Paulo Henrique Oliveira de Araujo 1, 2   (colaborador)   paulozigomatico@zipmail.com.br
Bruno Correa de Menezes 1, 2   (colaborador)   
Uilma da Silva Aragão 1, 2   (colaborador)   
Everton Barreto Gonzaga 1   (colaborador)   
1. Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Agronômica, São Cristovão, Sergipe
2. Universidade Tiradentes, Campus II, Aracaju, Sergipe
INTRODUÇÃO:
Na natureza, existem centenas de espécies de fungos, mas apenas 5% das espécies foram identificadas. A taxonomia de fungos macroscópicos ainda é uma ciência nova no Brasil, que necessita ser melhor explorada para que possamos conhecer a biodiversidade de espécies nativas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo: a coleta e a identificação de espécies de cogumelos da Ordem Lycoperdales no Estado de Sergipe.
METODOLOGIA:
Os cogumelos foram coletados entre setembro e dezembro de 2003, nos seguintes municípios: Capela, Brejo Grande, Itabaiana e Aracaju, no Estado de Sergipe. Os cogumelos foram armazenados em sacos de papel até o momento da identificação. Antes e depois da coleta, os corpos de frutificação foram fotografados com uma máquina digital Sony P32, detalhando o habitat e os basidiocarpos. Em seguida, os exemplares coletados foram submetidos ao processo de desidratação à temperatura de 50ºC. A identificação taxonômica foi realizada pela análise macroscópica (coloração da esporada, da estípite e do píleo; formato do chapéu; presença de estípite) e microscópica (formato dos esporos e arranjo das hifas nas lamelas). Os cogumelos foram catalogados com base nos registros de campo sobre o habitat natural e armazenados no Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnologia do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes.
RESULTADOS:
Os cogumelos pertencentes à Ordem Lycoperdales foram encontrados em áreas áridas próximo à vegetaçãp dos Tabuleiros Costeiros, na Estação Ecológica Santa Isabel (Município de Itabaiana), no povoado Saramém em Brejo Grande e no Parque Augusto Franco na cidade de Aracaju. Foram encontrados 05 exemplares dos gêneros: Bovista e Geastrum, o que representa 1% das espécies coletadas no estado.
CONCLUSÕES:
A ocorrência destes fungos demonstram que no Nordeste há alta incidência de fungos macroscópicos, visto que em uma pequena área do estado foram coletados 450 exemplares de diferentes famílias, e dentre estes os gasteromicetos. Esta variabilidade genética das espécies nativas, ainda não estudadas biologicamente, é importante que seja preservada para pesquisas futuras, como por exemplo, na caracterização molecular, extração de substâncias bioativas, estudos fisiológicos e de produção.
Instituição de fomento: CNPq, FAP-SE, UFS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Lycoperdales; Cogumelos; Taxonomia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004