IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ESTUDO DA DIVERSIDADE DE FUNGOS NO ESTADO DE SERGIPE - ORDEM AGARICALES
Rejane Andrade Batista 2   (autor)   rejandrade.b@ig.com.br
Andrey Guimarães Sacramento 1, 2   (colaborador)   ags9@bol.com.br
Regina Helena Marino 1   (orientador)   rehmarino@bol.com.br
Lauro Xavier Filho 2   (co-orientador)   xavierfilho@infonet.com.br
Paulo Henrique Oliveira Aaraújo 1, 2   (colaborador)   paulozigomatico@zipmail.com.br
Uilma da Silva Aragão 1, 2   (colaborador)   
Bruno Correa de Menezes 1, 2   (colaborador)   
1. Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Agronômica, São Cristovão, Sergipe
2. Universidade Tiradentes, Campus II, Aracaju, Sergipe
INTRODUÇÃO:
O cultivo de cogumelos tem se tornado, cada vez mais, uma prática importante na sociedade moderna. Isto ocorre devido ao fato deste processo biotecnológico produzir alimento de alto valor nutritivo a partir de resíduos agro-industriais, possibilitando o aproveitamento mais eficiente dos materiais, além de reduzir o volume de resíduos ou acelerar o processo de decomposição. Na literatura, são encontrados inúmeros relatos sobre estudos de espécies de cogumelos comestíveis comercialmente importantes, enquanto que para as espécies nativas do Estado de Sergipe não há citações. Os objetivos deste trabalho foram: a coleta e a identificação de espécies de cogumelos da ordem Agaricales no Estado de Sergipe.
METODOLOGIA:
Os cogumelos foram coletados entre setembro e dezembro de 2003, nos seguintes municípios: Capela, Brejo Grande, Itabaiana e Aracaju, no Estado de Sergipe. Os cogumelos foram armazenados em sacos de papel até o momento da identificação e/ou multiplicação. Antes e depois da coleta, os corpos de frutificação foram fotografados com uma máquina digital Sony P32, detalhando o habitat e os cortes morfológicos. Em seguida, os exemplares coletados foram submetidos ao processo de desidratação à temperatura de 50ºC e/ou multiplicado em meio de cultura à base de serragem enriquecida com farelo de trigo ou arroz (SDA) ou batata-dextrose-ágar (BDA). A identificação taxonômica foi realizada pela análise macroscópica (coloração da esporada, da estípite e do píleo; formato do chapéu; presença de estípite; presença de exsudatos; presença de véu/anel/volva/escamas; presença de látex ou muco ou cera) e microscópica (formato dos esporos e arranjo das hifas nas lamelas). Os cogumelos foram catalogados com base nos registros de campo sobre o habitat natural e armazenados, em meio de cultura BDA e coberto com óleo mineral, previamente esterilizado, na Micoteca do Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnologia do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes.
RESULTADOS:
Foram coletados 450 cogumelos em todo o Estado de Sergipe, deste 196 pertencem à Ordem Agaricales, representados pelas famílias Tricholomataceae, Hygrophoraceae, Coprinaceae, Cantharilllaceae, Amanitaceae, Agaricaceae, Lepiotaceae, Bolbitiaceae. Entre estas famílias destacam-se os gêneros: Schizophillum, Marasmius, Mycena, Amanita, Hygrocybe, Hygroporus, Caripia, Chlorophyllum, Conocybe, Coprinus, Pleurotus, Collybia, Lepiota, Agaricus, entre outros.
CONCLUSÕES:
Estudos taxonômicos e funcionais de cogumelos no Brasil ainda são bastante pontuais. Este trabalho, inédito no Estado, mostra que o Nordeste apresenta biodiversidade de espécies que precisam ser melhor explorados, visto que cogumelos são alimentos ricos em proteínas e de custo baixo, pois utilizam resíduos agrícolas em sua produção. Além disso, muitos basidiomicetos são citados na literatura como importante fonte de polissacarídeos que são utilizados no tratamento de câncer. Desta forma, os estudos fisiológicos, bioquímicos e de produção devem ser incentivados para que possamos conhecer melhor a diversidade de espécies nativas do Estado de Sergipe.
Instituição de fomento: CNPq, FAP-SE, UFS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Agaricales; Cogumelos; Taxonomia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004