IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A INCLUSÃO SOCIAL
Antonio Luiz do Nascimento 1   (autor)   aluiz@cpd.ufmt.br
Marilda Calhao Esteves Matsubara 1   (autor)   mmatsubara@terra.com.br
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é o resultado de uma experiência realizada no ano de 2002, nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de um curso preparatório pós-ensino médio voltado especificamente a setores populares egressos de escolas públicas que buscam acesso à educação superior. Este curso faz parte do Programa de Pós-Ensino Médio, denominado de “Brotos do Cerrados”, proposto pela Pró-Reitoria de Vivência Acadêmica e Social em parceria com Institutos e Faculdades da UFMT que se dispuseram a apoiar e participar. Além do envolvimento da Universidade, o Programa contou com a participação de militantes sociais envolvidos nas lutas e reivindicações por educação pública em todos os níveis.
METODOLOGIA:
A proposta teórico-metodológica, parametrizada por princípios dialógicos e democráticos do processo de construção de conhecimento, favoreceu o viver e o sentir o ensino e a aprendizagem em todas as suas dimensões nos mais diferentes momentos do seu desenvolvimento.
RESULTADOS:
Atendendo inicialmente uma turma-piloto de 100 participantes, selecionados de um total de 938 inscritos. O curso se desenvolveu durante 08 meses, com carga horária intensiva de 800 horas, obtendo índice de 99% de concluintes. Durante sua realização contou com a participação direta de 30 acadêmicos (alunos-bolsistas) e envolvimento de diversos docentes da UFMT, especialmente os licenciados.
CONCLUSÕES:
Enquanto iniciativa institucional de ensino, pesquisa e extensão, o Programa possibilitou à administração superior da UFMT, Secretarias de Educação e outras instituições governamentais, dados e informações necessárias para tomadas de decisões na questão do acesso democrático à universidade e, de outro lado, gerou um amplo conhecimento didático-pedagógico a ser disponibilizado para associações civis e movimentos sociais que queiram implementar seus próprios cursos pós-ensino médio (cursinhos), junto a setores sociais sem as oportunidades educacionais.
Instituição de fomento: UFMT
Palavras-chave:  Cursinho; Universidade; Educação Não-formal.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004